Exposições temporárias no Memorial Noronhense mostram momentos de Noronha em fotografia
O Memorial Noronhense Espaço Cultural Marieta Borges, na Vila dos Remédios, recebe duas exposições que retratam o arquipélago e os seus moradores. Até janeiro de 2023, o público pode apreciar as imagens que compõem as exposições “Olhares de Noronha”, do fotógrafo Pipa Andreoli, e uma coletânea da mais popular festa religiosa de Noronha, a comemoração a São Pedro, santo padroeiro dos pescadores. A “Barqueata” é resultado dos registros dos fotógrafos Doug Monteiro, Carol Sábio e Chico Bala.
Esta é a segunda vez que o fotógrafo Pipa Andreoli expõe na ilha. “Em 2019, eu fui presenteado com uma exposição ‘Olhares de Noronha’, inclusive essa é uma continuidade. Em 2019, foi com moradores e, desde então, eu comecei a buscar outras imagens sobre Noronha. Eu fiz uma mescla de natureza, pessoas, pôr do sol, nascer do sol, é mais isso. Eu quero mostrar um outro olhar meu”, explicou o fotógrafo.
Para o fotógrafo local Doug Monteiro, a proposta da “Barqueata” é mostrar uma das mais tradicionais festas da ilha. “As fotografias que eu trouxe para o espaço trazem à memória do noronhense uma das principais e tradicionais festas que a gente tem aqui, que é a festa de São Pedro, com a barqueata. E a gente tem também a passagem entre os Dois Irmãos, com o barquinho Feliz Navegante. Seu Orlando, grande pescador da ilha, por quem eu tenho grande admiração, faz essa passagem com todo mundo e é o momento mais esperado”, declarou o fotógrafo.
O Memorial Noronhense – Espaço Cultural Marieta Borges, funciona terça a sexta-feira de 9h às 13h; sábado e domingo de 15h às 18h. As exposições são iniciativas da Administração da ilha, através da superintendência de Turismo com o apoio Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Governo do Estado.