
Nayara Leite de Freitas
Superintendente de Assistência e Desenvolvimento Social
.
Superintendência de Assistência e Desenvolvimento Social
A Superintendência de Assistência e Desenvolvimento Social do Distrito Estadual de Fernando de Noronha tem a responsabilidade de planejar, executar, coordenar e controlar políticas públicas de assistência social, de prevenção e combate à violação de direitos, de gênero, além de promover o desenvolvimento social e o bem-estar comunitário e individual dos cidadãos e cidadãs, com parcerias e programas locais, estaduais e federais, de modo a consolidar as diretrizes e práticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Fernando de Noronha.
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável pela Proteção Social Básica e se caracteriza por oferecer serviços, programas e benefícios para prevenir situações de risco social e violação de direitos, além de buscar fortalecer os vínculos familiares e comunitários. É conhecido como a “porta de entrada” do serviço público socioassistencial e tem o dever institucional de mapear e cadastrar famílias e indivíduos em programas assistenciais a nível federal e/ou estadual.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável pela Proteção Social Especial e se caracteriza por oferecer serviços voltados para as famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. O CREAS promove acolhida, escuta, monitoramento, estudo social, diagnóstico socioeconômico, encaminhamento para a rede de serviços públicos, entre outras tarefas, com o dever institucional de oferecer orientação e acompanhamento psicossocial para a superação dessas situações, por meio de promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.
Coordenadoria da Mulher
A Coordenadoria Distrital de Políticas para as Mulheres promove políticas públicas de igualdade de gênero. A coordenadoria é responsável por formular políticas públicas, organizar e promover eventos, palestras e cursos voltados para as temáticas de gênero, além de estabelecer parcerias com o nível central da Política para as Mulheres do Estado de Pernambuco e de coordenar os equipamentos assistenciais da mulher, como o CEAM.
Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Marieta Borges (CEAM – Marieta Borges)
O Centro Especializado de Atendimento à Mulher – Marieta Borges oferta acolhimento e acompanhamento interdisciplinar às mulheres vítimas de violência de gênero (social, psicológico e jurídico) em Fernando de Noronha.
O Centro é um equipamento essencial da política de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, funcionando como porta de entrada especializada para atender vítimas de violência, garantindo as mulheres segurança e fortalecimento pessoal, dando a elas oportunidade de superação da situação violenta sofrida.