SOBRE NORONHA

Ilha de Fernando de Noronha

A ilha principal e mais extensa do arquipélago possui área terrestre de 17 km², abriga 16 praias e em sua pequena área urbana concentram-se as vilas residenciais, as instalações de Saúde, Educação, e toda a infraestrutura que permite a sobrevivência humana e prática do turismo no arquipélago: a companhia de energia elétrica, as estações de abastecimento e tratamento de água e efluentes, a usina de tratamento de resíduos sólidos, a rodovia, o Porto, o Aeroporto, os bancos, a estrutura de comunicação, transporte terrestre, mercados, lojas, museus, meios de hospedagens, restaurantes, e operadoras locais de turismo que integram a cadeia produtiva do turismo, principal fonte de renda da comunidade noronhense. Parte desta ilha corresponde a 30% de todo o arquipélago de Fernando de Noronha, Unidade de Conservação Ambiental denominada APA. A Área de Proteção Ambiental foi instituída em 1989 com o objetivo de garantir a preservação das espécies e a ocupação humana racional.

Ilhas Secundárias

A maioria destas ilhas está situada nos limites do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, sendo áreas intangíveis para garantir a preservação de sua fauna terrestre e ninhais de aves marinhas. Contemplação em passeios de barco e mergulho.

Praias e Baías

Conheça aqui melhor cada uma das praias e baías de Fernando de Noronha e o que elas têm para oferecer aos seus visitantes.

No lado norte da ilha principal estão as 12 praias do “mar-de-dentro”, assim denominado pela calmaria de suas águas durante alguns meses do ano, devido a diminuição dos ventos.

No verão costuma ocorrer a inversão dos ventos. Por esse fato é que se formam ondas tão altas nas praias do “mar-de-dentro” o que proporciona a prática do surf. Em geral o período de ondas é de dezembro a fevereiro. O período da calmaria, compreendido entre os meses de maio a julho é ideal para as crianças.

No lado sul da ilha, há 4 praias banhadas pelo chamado “mar-de-fora”, lado mais revolto pela influência dos fortes ventos que dão a impressão de que este lado seja o mar aberto. Na verdade, a ilha de Fernando de Noronha é oceânica e seu isolamento geográfico faz com que tanto o norte como o sul da ilha principal sejam expostos a correntes marítimas.