GERÊNCIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Gerência

Gestor: Danielle Gomes
Fone: 192/ 81 99488-4364 / (81) 9488-3166 / (81) 3619-0923 / (81) 3182-9600
Email: danielle.gomes@noronha.pe.gov.br
Endereço: BR 363 – Praça Flamboyant – Fernando de Noronha

MISSÃO: A Urgência e Emergência têm como missão garantir presteza, rapidez, segurança e qualidade da assistência integral ao usuário. O fluxo na assistência de Urgências e Emergências ocorre no Pré Hospitalar onde o resgate das vitimas é realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU; e o hospitalar referenciado para o Hospital São Lucas- HSL em primeira instância e se necessário, após atendimento inicial e estabilização, encaminhado para as unidades de referência especializada e de alta complexidade em Recife.

A sala de Estabilização ou reanimação do Hospital São Lucas é destinada à realização de procedimentos a pacientes em estado grave. O setor conta com equipe multiprofissional 24 horas capacitadas e treinadas rotineiramente. Possui equipamentos de alta complexidade tais como: ventilador pulmonar, cardioversor, monitor cardíaco, aparelho de eletrocardiograma, oxímetro de pulso, bomba de infusão e telemedicina para diagnóstico e orientação por especialista à distância.

Associado ao serviço hospitalar, a ilha dispõe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU 192, UTI móvel e com equipe própria especializada em serviço pré-hospitalar.

Nas Urgências e Emergências o resgate das vítimas é realizado pelo SAMU e referenciados para o Hospital São Lucas em primeira instância e se necessário após atendimento inicial e estabilização do paciente encaminhado para as unidades de referência especializadas e de alta complexidade em Recife.

O Transporte de pacientes para o serviço de referência especializado e de alta complexidade ocorre exclusivamente por via aérea conforme tipo de urgência e a gravidade sendo UTI aérea ou vôo comercial.

Em casos de indicação de UTI aérea, será acionada a SES para contrato da aeronave, regulação com central de leitos do estado e SAMU Metropolitano do Recife.

A chance de sobrevivência de uma pessoa cai em 10% a cada minuto em que a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) não é realizada. A RCP imediata, executada por alguém que esteja perto, pode duplicar ou até triplicar a chance de sobrevivência.

O projeto Viva Coração contempla treinamento periódico instalação e manutenção de desfibriladores externo automático- DEA.

O treinamento aborda emergências Cardiovasculares contemplando 03 cursos ACLS, BLS e HEART SAVE DEA, com o público alvo de Profissionais de Saúde das 03 unidades (USF, VISA E HSL), profissionais que trabalham com turismo, comunidade, profissionais do aeroporto, órgãos oficiais como Corpo de Bombeiros, Policia Militar, dentre outros.

Os cursos são teórico-práticos, com ênfase na prática ministrada em manequins desenvolvidos especialmente para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar, com o objetivo de reconhecer várias situações de emergência cardiovascular: Realizar reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras de desobstrução das vias aéreas; e Utilização do desfibrilador externo automático (DEA).

Cursos com CERTIFICAÇÃO reconhecida internacionalmente e emitida pela American Heart Associations.(AHA), responsável pela publicação científica Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE).

Atualmente a ilha possui 15 unidades de desfibriladores externo automático, distribuídos em lugares estratégicos como escolas e pontos turísticos, com alta freqüência de visitantes.

Cursos, treinamentos e atualizações na área de urgência e emergência envolvendo Unidade Básica, Média Complexidade, SAMU e Vigilância em Saúde, turismo e corporações oficiais.

Realização de ocorrências simuladas objetivando integração, parceria e avaliação com participação de órgãos oficiais como Corpo de Bombeiros, Policiam Militar e Comando da Aeronáutica.