PROGRAMA MÃE CORUJA

Reforçando o cuidado integral preconizado pelo SUS, foi implantado na ilha o Programa Mãe Coruja Pernambucana.

É um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, sendo reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Oferece apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, tendo como objetivo prestar atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida. Uma parceria entre governo estadual, prefeituras municipais e a sociedade, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais em Pernambuco. Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15/12/2009. Hoje, o Mãe Coruja está presente em 105 municípios pernambucanos, nas 12 Regionais de Saúde do estado, com gestão municipal no Recife e Ipojuca.

Nesse sentido, o programa foi convidado pela administração da ilha de Fernando de Noronha para otimizar o cuidado com as gestantes e trabalhar o desenvolvimento infantil articulando e potencializando as políticas públicas já existentes. Atualmente realiza grupos de convivência em parceria com USF e NASF, cursos profissionalizantes com as secretarias estaduais e acolhimento as gestantes que viajam ao continente.

pt Português
X