CASA DE APOIO AO ESTUDANTE PROFESSORA JANEIDE NASCIMENTO

Pela posição geográfica distante do continente, a ausência de instituições acadêmicas de ensino superior instaladas na Ilha e a necessidade dos jovens ilhéus de baixa renda em dar continuidade aos seus estudos é que a Casa de Apoio ao Estudante de Fernando de Noronha (CAEFN) foi criada e começou a exercer suas atividades no dia 19/09/2008, em conformidade com os termos e princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988, que garante a educação como direito de todos e dever do Estado e da família.

A Casa do Estudante encontra-se localizada na Rua Arnóbio Marques, nº 320, no bairro de Santo Amaro, Recife -PE. Conta com o quadro profissional disposto com: 01 Gestor Administrativo, 01 coordenadora pedagógica e 04 profissionais de apoio. No tocante a sua estrutura física a casa dispõe de quartos com leitos para os estudantes, banheiros unissex e social, sala de estudos, sala de estar e sala de refeições, espaços de convivências. Os estudantes residentes dispõem ainda de toda infraestrutura de moradia desde espaço para lavagem de roupas e banhos como a oferta das três refeições diárias.

Como o conjunto de diretrizes fundamentais que regem a CAEFN, temos:

› Missão: assistir aos estudantes comprovadamente de baixa renda, oriundos do Distrito Estadual Fernando de Noronha, em suas necessidades básicas de alimentação, moradia, e na formação acadêmica e profissional;

› Visão: promover a hospedagem do estudante em sua sede, assistindo-o com alimentação e integrando-o no convívio comunitário e social. Visando formar cidadãos éticos e competentes para atuar no mercado de trabalho e desempenhar funções com habilidade e cidadania;

› Valores: pautados nos mais elevados princípios da ética, da cidadania, do estado democrático de direito, da dignidade da pessoa humana e da solidariedade, onde a conduta de seus administradores, funcionários e residentes estão em plena sintonia com estes preceitos.

Diante do exposto, a CAEFN, como órgão administrativo e pedagógico desempenha função institucional e social, preocupando-se não só em atender os estudantes residentes nas suas necessidades básicas, mas também de proporcionar espaços e mecanismos que possibilitem o desenvolvimento e a formação do profissional e do cidadão de direitos e deveres, através do estímulo da participação estudantil.