TURISMO

Para todos os povos, para todos os gostos!

Pernambuco guarda muitos tesouros, um deles, bem especial: o Arquipélago de Fernando de Noronha. Consagrado pela Organização da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO “Sítio do Patrimônio Mundial Natural” desde dezembro de 2001.

Este reconhecimento é por seu excepcional valor universal, ou seja, por uma importância que transcende as fronteiras nacionais e se torna importante para o presente e o futuro de toda a humanidade.

Sobre Noronha

O arquipélago tem 21 ilhas, a maioria de origem vulcânica, sendo que a ilha principal tem uma área de 17km² e é formado por duas unidades de conservação: o Parque Nacional Marinho – PARNAMAR, mantido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, e a Área de Proteção Ambiental – APA de Fernando de Noronha, administrada pelo Governo de Pernambuco.

Praias e Baias

Magnífico santuário ecológico, no arquipélago tudo encanta: o mar verde-esmeralda e o azul-turquesa de suas praias e baías, distribuídas entre o “mar de dentro” e o “mar de fora”, o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico, cartões-postais da Ilha; mirantes a oferecer espetáculos que ficarão para sempre marcados na memória.

Não é por acaso que a Baía do Sancho conquista anos após ano o título de uma das melhores praias do mundo pelo Travellers’ Choice, prêmio anual do setor de turismo que se baseia em milhões de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo.

E se o desejo é por sol e mar, 16 belas praias formam uma constelação de estrelas.

Trilhas

Imperdível percorrer as trilhas ecológicas que oferecem paisagens de perder o fôlego, com visita a piscinas naturais que servem de berçário para as variadas espécies da fauna marinha, realizar deliciosos passeios de barco e participar de uma expedição em canoa havaiana – tudo isso sem falar nas incríveis oportunidades de mergulho.

Mergulho

Os mais experientes mergulhadores afirmam que Noronha é um dos melhores pontos de mergulho do planeta. E essa afirmação não se dá por acaso; afinal, são poucos os lugares que têm média de temperatura da água de 26 °C e visibilidade de até 50 metros, atraindo mergulhadores do mundo todo.

Patrimônio

Com mais de 500 anos de história para contar, Noronha também é cenário de edificações de grande valor histórico, como a Igreja Nossa Senhora dos Remédios (1772); ruínas e pátios seculares, o Palácio São Miguel, sede da administração de Fernando de Noronha, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios (1737), a mais importante das dez fortificações erguidas nos séculos XVII e XVIII para defender a ilha.

Ecoturismo

Cenário perfeito para a prática do ecoturismo. Importante registrar que diversas ações de sustentabilidade ambiental são empreendidas na ilha, a exemplo do Plástico Zero e do Carbono Neutro, exemplos para todo o Brasil.

Além de uma indescritível vida marinha. Cerca de 230 espécies de peixes, 15 de corais e mais de 10 tipos de tubarões convivem no arquipélago que apresenta a maior diversidade de aves marinha do país.

Destaque ainda para os repteis endêmicos, como a mabuya, o caranguejo protegido; as tartarugas-verdes, que escolhem várias praias para desovar, tartarugas-de-pente que visitam o entrono do arquipélago para e alimentar e os famosos golfinhos-rotadores, que visitam as águas do arquipélago para descanso, e encantam pessoas de todas as idades com seu gracioso balé, acompanhando os navegantes pelos mares de Noronha.

Hospedagem, Gastronomia e Operadoras

O destino oferece opções diversificadas de hospedagem, que vai de hospedarias domiciliares a pousadas de luxo, empresas de mergulho certificadas, serviços de alimentação dos mais simples aos sofisticados, além de empresas credenciadas para a oferta de passeios e serviços turísticos. Sua beleza cênica é perfeita para cerimônias de casamento e lua de mel.

Isso e muito mais espera por você a cerca de uma hora de voo do Recife. Venha descobrir esse tesouro!

Como Chegar

Via aérea

Há voos diários, com aproximadamente uma hora de duração, partindo do Recife com destino a Fernando de Noronha, pelas companhias aéreas, Azul e Gol.

Via marítima

Outra opção é chegar a ilha pelo mar, em embarcações particulares.
Distante 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e 710 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.