MERGULHO

O arquipélago de Fernando de Noronha apresenta o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado destino destaque neste segmento. Aliás, os mais experientes mergulhadores afirmam que o arquipélago é um dos melhores pontos de mergulho do planeta, afinal, são poucos os lugares que têm a média da temperatura da água em torno de 26°C e visibilidade de até 50 metros. Isso se falar nos naufrágios e na riqueza da vida marinha em seus 20 pontos de mergulho.

Há atividades para principiantes, mergulhadores experientes e até cursos e mergulhos técnicos e são variadas as modalidades oferecidas. Sendo uma das normas do Parque Nacional Marinho o acompanhamento por mergulhadores credenciados que garantem a segurança do visitante e preservação do meio ambiente. É necessário agendar a atividade junto às operadoras locais que oferecem opções de mergulho embarcado para os pontos de mergulho mais distantes, em geral, situados nas ilhas secundárias. Há ainda a opção de aulas práticas na praia do Porto.

Clique aqui para conhecer as operadoras credenciadas.

Batismo

Fernando de Noronha é um dos poucos lugares do mundo onde é possível fazer o batismo antes de um curso de mergulho autônomo, sem nunca ter tido alguma experiência e até mesmo sem saber nadar. Após uma aula com os instrutores qualificados e experientes, enquanto a embarcação se dirige ao ponto de mergulho para a realização do batismo, os turistas se preparam para a primeira experiência. Para esta atividade são escolhidos pontos de mergulho rasos, com profundidade de até 12 metros. O turista é conduzido o tempo todo pelo instrutor e passa aproximadamente 30 minutos contemplando o fundo do mar.

Credenciado

Credenciado

Exclusivo para os mergulhadores que já possuem credencial básica (Open Water Diver – OWD), Avançada (OWD – Advanced) ou mais avançada (Dive Master, Instrutor, Rescue Diver etc.). Os mergulhos são realizados de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial, sempre feitos em grupos e acompanhados por instrutores (Dive Master). São realizadas duas descidas por saída de mergulhadores credenciados. É necessário apresentar a credencial no momento da inscrição junto às operadoras de mergulho.

Snorkeling ou Mergulho Superficial

Quem prefere ficar na superfície não perderá a experiência de mergulhar. Há diversas praias excelentes para a prática desta modalidade. Requer o uso do equipamento básico para mergulho: máscara e snorkel, nadadeiras e colete, todos disponíveis para aluguel em diversas praias. Destaque para a Baía do Sueste, uma das mais importantes áreas de alimentação de tartarugas-marinhas do arquipélago.

Outros pontos acessíveis são a praia do Porto de Santo Antônio, onde se encontra, a poucos metros, um naufrágio repleto de vida marinha; o Morro de Fora, na Praia da Conceição; além da Baía dos Porcos e Baía do Sancho.

Atenção às condições do mar e nunca mergulhe sozinho!

Mergulho a Reboque

Esta modalidade é a forma mais recreativa de mergulhar. O praticante é rebocado por um barco em baixa velocidade, segurando em uma pequena prancha de acrílico puxada por um cabo de aproximadamente 5 metros. O participante fica livre para controlar a direção da prancha de acordo com a inclinação do seu corpo, em um verdadeiro voo submarino.