Vigilância em Saúde de Noronha faz fiscalização em passeios de barcos para evitar aglomeração

Vigilância em Saúde de Noronha faz fiscalização em passeios de barcos para evitar aglomeração

Nesta quinta-feira (18), a Vigilância Sanitária de Fernando de Noronha, em parceria com a Polícia Militar e Marinha, realizou uma fiscalização no Porto de Santo Antônio para verificar se proprietários de embarcações, funcionários e turistas estão cumprindo as normas estabelecidas para conter o avanço da Covid 19. Durante a ação, os fiscais observaram pontos como capacidade máxima de pessoas, uso de máscaras e distanciamento social.

“É muito importante que se tenha a fiscalização para que os donos de embarcações fiquem atentos ao protocolo, pois se trata de uma pandemia. Estamos verificando os barcos para saírem com até metade da sua capacidade máxima. Com essas ações, prevenimos o descuido e notificamos a embarcação que não esteja cumprindo com as normas de segurança”, alertou a Inspetora Sanitária de Vigilância da Administração da Ilha, Jeane Cury.

A fiscalização dos passeios turísticos em embarcações começou no dia 26 de janeiro e vinha acontecendo de forma diária. Agora passou a ser feita esporadicamente, com os fiscais chegando de surpresa, para conferir se as normas estão em prática. Desde que foi iniciado o trabalho, apenas um barco precisou ser autuado, por não respeitar o limite de capacidade de pessoas. Cada embarcação, seja de pequeno ou grande porte, só pode comportar até metade da sua capacidade, mantendo o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. É obrigatório o uso da máscara para todos: turistas e ilhéus. Caso ocorra o descumprimento das normas, o barco é notificado e, se persistir no erro, o mesmo é interditado.

De acordo com o Gerente de Embarcações, Wedson Carlos, antes da fiscalização, muitos barcos não estavam seguindo as normas do protocolo. “Depois que a inspeção começou, muitas coisas mudaram. As embarcações estão com a quantidade de lugares reduzida, assim como todos os turistas estão cumprindo certinho com o uso de máscara”, disse Wedson.

Para o Consultor de Recursos Humanos de uma empresa de passeio de barcos, Diego Alencar, o cumprimento dos protocolos é necessário durante o “novo normal”. “É preciso cumprir fielmente para o bem de todos. Acho a fiscalização muito importante para assegurar que todos envolvidos nos passeios sigam as normas. Nossa embarcação preza sempre pela segurança de todos que estão presentes”, afirma.

Compartilhe esta postagem