Vigilância Ambiental de Noronha inicia desratização na Ilha

Vigilância Ambiental de Noronha inicia desratização na Ilha

A Administração de Fernando de Noronha, por meio do Núcleo de Vigilância Ambiental, iniciou a ação de desratização periódica para livrar a ilha de possíveis infestações de ratos. A equipe, formada por seis profissionais, já passou pelo Sueste, Estrada Velha, DPV, Vai quem sabe e Coreia. Agora está visitando áreas do bairro da Quixaba. A atividade é preventiva e acontece três vezes por ano, em intervalos de quatro em quatro meses. A desratização vai ser realizada em todos os bairros do arquipélago.

O produto usado na ação é o raticida Brodifacoum, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A isca de parafina é colocada em lugares estratégicos da ilha, onde existe incidência ou queixas da presença do animal, tanto no entorno de residências (como quintais e telhados), quanto em áreas públicas, a exemplo das praças. O produto é colocado em locais seguros e não é prejudicial a outros animais nem aos humanos.

Para Alexandre Dutra, coordenador da Vigilância Ambiental, a prevenção tem que acontecer sempre, porque a infestação de ratos pode trazer danos à saúde. “Esse animal é transmissor de doenças, principalmente a leptospirose (que pode ser fatal ou deixar sequelas), que acontece através da urina do bicho em utensílios domésticos, comidas, em poças de água e em vários outros locais. Então orientamos também as pessoas para não deixarem lixo ou entulhos acumulados nas residências, justamente para evitar o aparecimento de ratos dentro das casas e no entorno, tomando o cuidado ainda com água acumulada nos terrenos, sobretudo em época de chuva”.

Alexandre reforça ainda que a higiene dentro e fora de casa é importantíssima para o controle desses roedores na ilha por conta também dos prejuízos econômicos que eles podem ocasionar, já que os ratos roem fiação elétrica, madeiras, sofás, camas, entre outros objetos, além do forte odor que eles exalam.

Texto: Ney Anderson

Compartilhe esta postagem


pt Português
X