Semana de saúde bucal em Noronha entrega próteses para moradores

Semana de saúde bucal em Noronha entrega próteses para moradores

A Administração de Fernando de Noronha vai realizar mais uma etapa do projeto Aliança por um Sorriso, entre os dias 31 de março e 06 de abril, das 14h às 20h, no Hospital São Lucas. A ação é desenvolvida pela Superintendência em Saúde da Ilha, em parceria com a odonto cirurgiã Andreia Monetta Molez, especialista em Implantodontia. O projeto consiste na distribuição gratuita de próteses para moradores que não têm condições de viajar e fazer o procedimento fora da ilha.

O atendimento é voltado para pacientes que são pré selecionados nas visitas da equipe de saúde bucal, quando é realizada uma triagem prévia, respeitando os critérios de idade, funcionalidade, necessidade de reabilitação e condição socioeconômica do paciente. Nessa etapa, 10 noronhenses vão receber as próteses.

“Este projeto é de suma importância, uma vez que realiza a reabilitação oral dos pacientes, garantindo uma melhora considerável na mastigação, estética e fonação. Esse trabalho também é fundamental para as pessoas que não têm o poder aquisitivo para custear uma prótese”, afirmou a gestora de Saúde Bucal da ilha, Yeda Lima.

Além do grupo pré selecionado que vai receber a prótese, a equipe de saúde bucal do arquipélago também vai reavaliar os pacientes que participaram da ação anterior e promover a extração dos terceiros molares dos pacientes já selecionados.

O projeto Aliança Por Um Sorriso atua na ilha há 5 anos, com a vinda de profissionais em saúde bucal de São Paulo e Recife. A ação já entregou mais de 250 próteses dentárias gratuitas aos moradores do arquipélago. A cada semana de trabalho do projeto são entregues em torno de 20 próteses, realizadas 20 moldagens e feitos aproximadamente 4 implantes dentários. Quem coordena a ação é a dentista e voluntária Andreia Manetta Molez.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem