Programa Acolhe Noronha retoma suas atividades
Os encontros acontecem, semanalmente, às quartas-feiras
O programa Acolhe Noronha deu início, hoje (16), às atividades voltadas para pessoas a partir dos 18 anos que desejam conversar sobre as suas emoções e compartilhar suas experiências de vida. Os encontros acontecem todas as quartas, das 10h às 11h, no auditório do Posto de Saúde da Família (PSF). Não precisa de inscrição, basta chegar no horário indicado.
O programa é uma realização da Administração da ilha, através da Superintendência de Saúde e do Núcleo de Saúde Mental. “É com muita alegria que retornamos para este espaço, construído entre os profissionais da saúde e a comunidade, por acreditarmos na sua potência enquanto recurso terapêutico. Ele nos possibilita acolher e trabalhar de diversas formas a experiência vivencial, pois permite aprendizados sobre as emoções e maior capacidade empática também”, disse a gestora do Núcleo da Saúde Mental, Wanessa Moura.
Os encontros possibilitam o contato com as expressões artísticas através da arteterapia, por meio da pintura, música, escultura, colagem, dança, artesanato, entre outros. “A arteterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a arte e seus instrumentos como ponte para o autoconhecimento, inclusive o conhecimento para as nossas emoções”, complementa Wanessa.
Além da arteterapia, o programa conta com outras modalidades, como roda de conversas e dinâmicas motivacionais. Na ocasião, as ações vão integrar o grupo para facilitar o fluxo psíquico a partir da expressão dos sentimentos, pensamentos, ideias e emoções.
Texto: Bruna Woolley