Paixão de Cristo de Fernando de Noronha será encenada a partir desta quinta

Paixão de Cristo de Fernando de Noronha será encenada a partir desta quinta

Os momentos finais de Jesus Cristo, como também a ressurreição Dele, fazem parte da semana mais importante para o Cristianismo: a Semana Santa. Não por acaso, o calvário de Jesus é relembrado ano após ano no mundo inteiro, no período do encerramento da Quaresma, mantendo uma tradição que já dura séculos. Em Fernando de Noronha não será diferente. O Espetáculo da Paixão de Cristo da ilha está nos últimos preparativos para a 29ª edição, com a encenação aberta ao público iniciando a partir desta quinta-feira (28) e seguindo até a sexta-feira (29), no Terminal Turístico do Cachorro, na Vila dos Remédios.

O espetáculo inicia nesta quinta às 21h e, na sexta, às 19h. O ator responsável por interpretar o papel de Jesus é o paraibano Amandi Cortez, que também reviveu o personagem em 2023.

A Paixão de Cristo na ilha foi criada e organizada pela produtora cultural noronhense, Ana Martins da Costa, em 1992, falecida em 2020, conhecida como dona Nanete. O espetáculo, no entanto, segue sendo realizado pelo Centro Cultural que leva o seu nome. Ao todo, 220 pessoas estão envolvidas no evento, entre atores, figurantes e produção. A direção da peça é de Ney Costa, filho de dona Nanete.

O elenco é formado, em sua maioria, por moradores da ilha, em um trabalho voluntário onde se revezam em dezenas de cenas para dar vida às várias passagens das histórias bíblicas. Entras elas, o Sermão da Montanha e a Última Ceia, passando pela Via-Crúcis dos últimos instantes do Filho de Deus. Na ocasião, o público utiliza a escadaria da Igreja dos Remédios como arquibancada para acompanhar a encenação.

Este ano, alguns cenários, cenas e iluminação foram renovados para deixar o espetáculo ainda melhor. “A encenação vem com novidades. Eu já vinha pensando há meses sobre como seria o espetáculo e, com a confirmação novamente do grande apoio da Administração da ilha, conseguimos aprimorar ainda mais a apresentação. Tenho certeza que a emoção de todos será fantástica”, disse Ney Costa.

O ator Amandi Cortez, responsável por interpretar o papel de Jesus em Noronha pela quinta vez, fala sobre a emoção em representar um personagem tão fundamental. “A cada ano é um desafio diferente. As expectativas são as melhores possíveis. A importância de fazer Jesus é aprender o exemplo que Ele deixou para nós. Até hoje tudo que pregou é muito moderno, a questão do amar o próximo, honrar pai e mãe… Todas as questões que Ele trouxe há muito tempo são extremamente modernas até hoje”, afirmou.

Celebração da Semana Santa nas igrejas da ilha

Na Igreja Católica, a Semana Santa começou com a preparação para a Páscoa, com o Domingo de Ramos, na Igreja dos Remédios, continuando durante a semana com missas nas capelas de São Pedro e do Forte. Nesta quinta-feira (28), será realizada a Missa do Lava-Pés na matriz, às 20h, e, na sexta-feira (29), às 6h da manhã, a Via-Sacra. Ainda na sexta, às 15h, acontecerão a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Senhor Morto, na Vila dos Remédios. No sábado, às 20h, vai ser a missa da Vigília Pascal, uma preparação para o Domingo da Ressuirão (Páscoa), onde serão realizadas duas missas, às 8h e 20h.

Na Igreja Batista, a programação principal acontecerá no domingo, às 19h30, onde será enfatizada, durante o culto, a ressurreição, com mais um capítulo do dia de Jesus com os discípulos.

Na Assembleia de Deus, às 19h, a Páscoa será mostrada através da visão biblíca do Evangelho, evidenciando o sentido da data.

Já na Igreja Presbiteriana, o culto no domingo, às 19h30, também vai celebrar a Páscoa.

Texto: Ney Anderson

Compartilhe esta postagem