Noronha realiza programação da campanha Setembro Amarelo
Ação é organizada pela Superintendência de Saúde da ilha, através do Núcleo de Saúde Mental
A equipe de Saúde Mental de Fernando de Noronha vai realizar, entre os dias 19 e 22 de setembro, diversas atividades voltadas para profissionais e comunidade, como parte da campanha Setembro Amarelo. O objetivo é capacitar os colaboradores de saúde da ilha e conscientizar a população sobre o tema. As ações, que vão contar com palestra, roda de conversa e cursos, acontecerão no auditório do USF Dois Irmãos e no Hospital São Lucas (HSL).
De acordo com a gestora do Núcleo da Saúde Mental, Wanessa Moura, durante muito tempo foi tabu falar sobre a saúde mental. No entanto, nos dias atuais, tem chamado atenção a todo instante o quanto é importante dialogar sobre esse tema.
“O Setembro Amarelo é uma campanha sobre a valorização da vida, mas que tem que ser trabalhada o ano inteiro. Não deixem de vir conversar conosco no dia 20 de setembro, pois será o momento de entender os propósitos sobre a trilha da vida”, convidou Wanessa.
O evento terá a participação da psicóloga Andréa Chaves, que atua em manejo e atenção à crise no Distrito Federal. A profissional trabalha no Samu e possui mais de 15 anos de experiência prática em desenvolvimento humano.
“A campanha é uma forma da gente lembrar que o problema existe e lembrar às pessoas também de pedir ajuda. Peça ajuda à Saúde ou a quem se sentir à vontade para fazer esse tipo de pedido. Estamos com a programação voltada para atenção à prevenção do suicídio, o que a gente vai trabalhar na ilha“, disse a superintendente de Saúde de Noronha, Isabel Sobral.
A Administração do arquipélago desenvolve ações e programas durante o ano inteiro que reforçam os cuidados com a saúde mental da comunidade. Um deles é o programa Acolhe Noronha, que tem atividades voltadas para pessoas a partir dos 18 anos, que desejam conversar sobre as suas emoções e compartilhar suas experiências de vida. Os encontros acontecem semanalmente no auditório da USF Dois Irmãos.
Texto: Bruna Woolley