Noronha realiza Ciclo Natalino pela segunda vez e traz cantata como atração inovadora

Noronha realiza Ciclo Natalino pela segunda vez e traz cantata como atração inovadora

As comemorações de Natal em Fernando de Noronha, neste ano, tiveram início no dia 19 de dezembro e seguem até o dia 4 de janeiro.

As festividades reúnem moradores e turistas em uma série de eventos marcantes, trazendo a magia e o espírito natalino para o arquipélago. De tradições religiosas a apresentações culturais, o segundo Ciclo Natalino conta com programação diversificada, como o Bombeiro Noel, culto e missa, pastoril, Auto de Natal e a cantata, que foi a novidade da celebração.

O ciclo teve início com o Auto de Natal por Elda Paz – Zefinha e o Anjo Gabriel, Pastoril Infantil Dona Nanete e o Dueto Elda e Adrian, na Praça São Miguel.

Já a cantata aconteceu nos dias 20 e 21, na sacada do Palácio São Miguel, com a apresentação do concerto “Jesus Nasceu! Natal de Todos!”. O evento reuniu servidores, moradores e convidados em uma celebração especial. Na ocasião, a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, foi homenageada com o Hino de Fernando de Noronha em partitura, sob o comando do grupo Alegretto. Ela também foi convidada a cantar “Noite Feliz” com o coral, celebrando não só o espírito natalino, mas também a união da comunidade.

“Promover o Ciclo Natalino em Fernando de Noronha é uma oportunidade única de celebrar o Natal de forma cultural e histórica, unindo moradores e turistas em um momento de confraternização. Este ano, tivemos o privilégio de incluir uma atração especial, o concerto, que trouxe ainda mais emoção ao evento. Foi maravilhoso vivenciar essa experiência e cantar junto com a comunidade e os servidores da ilha, reforçando o espírito de união que a época representa. Para mim, essa edição é mais um marco dessa festividade tão significativa, que nasceu como parte do compromisso de valorizar nossa cultura e tradições”, declarou Thallyta Figuerôa.

Em parceria com o Corpo de Bombeiro da ilha, o terceiro dia do Ciclo Natalino foi marcado pela chegada do Bombeiro Noel, considerado um dos momentos mais aguardados pela meninada. Crianças e adultos, moradores e turistas se aglomeraram na Praça São Miguel para vivenciar todo o encantamento do “bom velhinho”, que chegou em carro iluminado e distribuiu cerca de 500 brinquedos para os pequenos, tornando este Natal ainda mais especial.

As cerimônias religiosas também receberam espaço especial na programação. Moradores e turistas participaram da Missa do Galo, no dia 24, celebrada pelo padre Wesley Souza, pároco da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, e, também, do culto evangélico, realizado ontem (25), pela Igreja Assembleia de Deus.

O momento destacou a fé e a união entre todos os envolvidos, como reforça a moradora Francismar Flor, que participou ativamente de todas as programações do evento. “Para nós da ilha, visitantes e família, foi um momento maravilhoso, especial e grandioso. A celebração nos fez refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus em cada coração, nos trazendo esperança, alegria e felicidade, porque só ele nos dá isso”, disse Francismar.

Além das atividades culturais e religiosas, o clima de Natal também foi intensificado pela decoração das praças, com luzes, enfeites e o presépio, que deram um toque especial ao cenário paradisíaco de Fernando de Noronha.

O encerramento do ciclo natalino encerra no dia 4 de janeiro, na Praça São Miguel.

 

Texto: Bruna Woolley

 

 

 

Compartilhe esta postagem