Noronha realiza ação com neuropediatra e oftalmologista

Noronha realiza ação com neuropediatra e oftalmologista

Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, realizou uma ação de neuropediatria e oftalmologia. Na ocasião, foram atendidas 20 crianças em neuropediatria e 72 pacientes em oftalmologia. Os atendimentos foram realizados no Posto de Saúde da Família (PSF) Dois Irmãos. As consultas são parcerias com a neuropediatra Vanessa Van Der Linden, e com o oftalmologista Durval Valença Filho.

Na especialidade de neuropediatria, é a segunda vez que a ação é realizada em Noronha. A intenção da atividade é dar continuidade às consultas feitas previamente, reavaliando as crianças e analisando a evolução delas. No entanto, a neurologista também consultou novos pacientes, que foram direcionados pela triagem realizada por meio dos núcleos de Saúde Mental e Psicossocial da Erem (NAPP).

A partir da identificação das crianças que possuem dificuldades de aprendizagem, a médica avalia se elas apresentam alguma deficiência, como transtorno do espectro autista (TEA), TDAH, deficiência intelectual, entre outros.

De acordo com a neuropediatra, os atendimentos são importantes para que as alterações no comportamento e aprendizagem sejam avaliadas e tratadas de forma adequada.

“Se a gente tem um diagnóstico e uma intervenção adequada, eu consigo fazer com que se tenha um melhor prognóstico para essas crianças que vão ser adultos. Então, se eu trato uma criança adequadamente para ter uma melhora no seu desenvolvimento, eu vou ter um adulto bem formado, disse a doutora Vanessa Van Der Linden.

A médica ainda complementa que a maioria das queixas era nas dificuldades de aprendizagem, atraso cognitivo e alterações no comportamento. “Este ano estou fazendo a reavaliação nos meninos que eu tinha visto antes, principalmente as crianças que precisaram tomar medicação com necessidade de um controle. Também estou atendendo novos pacientes”, disse.

Na área de oftalmologia, foram atendidas as crianças das escolas do arquipélago, através do Programa Saúde nas Escolas (PSE), e os adultos que fazem parte do Tratamento Fora Domicílio (TFD). Na ocasião, foi feita uma triagem oftalmológica com exame preliminar para saber se o paciente tem estrabismo, além do mapeamento de retina.

“Com as consultas e exames, conseguimos identificar algumas doenças, como glaucoma e problemas da retina. Nas consultas com as crianças, já percebemos algumas necessidades, o que é preciso ter um acompanhamento mais de perto”, afirmou o oftalmologista Durval Valença Filho.

Para o morador da ilha, João Bastista, esse tipo de ação é uma grande oportunidade para os noronhenses. “Esses exames são ótimos e são sempre úteis para nós, principalmente por ser em Fernando de Noronha. Eu sofro de glaucoma e estava com um sentimento de que a medicação não estava dando resultados. Aqui, o médico passou um novo colírio”, concluiu.

Compartilhe esta postagem