Noronha passa a exigir comprovante de vacinação a partir de outubro

Noronha passa a exigir comprovante de vacinação a partir de outubro

Com 100% da população adulta já vacinada com duas doses, Fernando de Noronha entra em uma nova fase de flexibilização a partir do dia 1 de outubro, estabelecendo um novo protocolo para a entrada de visitantes na ilha. Agora passa a ser exigida a carteira de vacinação digital com as duas doses da vacina, sendo a última com mais de 21 dias da aplicação ou, para quem só tomou uma dose, a carteira digital e mais um dos seguintes exames: resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório, ou resultado reagente de exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório. Exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos. A carteira digital de vacinação pode ser adquirida através dos portais Conecte SUS Cidadão, do Ministério da Saúde, Conecta Recife ou Passe Verde.

Crianças de 0 a 6 anos ficam dispensadas da apresentação de exames para Covid-19. Crianças de 7 a 11 anos devem apresentar resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório. Crianças e adolescentes entre 12 anos e 17 anos, que não tomaram a vacina, também precisam apresentar exames.

O exame de saída, realizado em 30% dos passageiros de cada voo, exigido pelo atual protocolo, não precisará ser mais realizado, após a mudança. A partir de 01 de dezembro só será aceita a carteira de vacinação com as duas doses aplicadas.

“Após a imunização em massa na ilha, atingimos 100% da população adulta vacinada com as duas doses, o que nos deu uma maior segurança para flexibilizar o protocolo. Nós estamos em uma situação avançada de controle da pandemia em relação ao restante do país, mas continuamos vigilantes, porque a ilha está aberta, recebendo turistas de várias partes do mundo. Esse é um passo importante, que pode garantir uma maior flexibilização no futuro, inclusive para confirmação do Réveillon na ilha o mais breve possível”, diz Guilherme Rocha, administrador geral.

O superintendente em saúde, Fernando Magalhães detalha que, na média nacional, o Brasil está hoje com 72% de pessoas que tomaram uma dose e 33% que tomaram as duas doses. “Nós precisamos nos guiar em nossos visitantes, fazendo um protocolo que dê segurança para a nossa população, mas que garanta o acesso do turista. Somos um lugar com território muito pequeno, a propagação do vírus na ilha pode ser muito rápida casa não haja o cuidado com os protocolos”, explica.

O protocolo atualmente em vigor exige para todos os visitantes o exame RT-PCR realizado com 48 horas de antecedência da viagem ou menos. Quem já teve a Covid-19 pode apresentar o exame RT-PCR com o resultado positivo realizado no mínimo 20 dias antes do embarque ou, no máximo, 90 dias antes. Também vale o exame reagente de IgG por sorologia (de sangue), feito, no máximo, 90 dias antes da viagem para a ilha.

Em setembro, a ilha chegou a zerar os casos de Covid-19 pela quinta vez. A segunda vez em 2021. Atualmente, há apenas três pacientes em quarentena na ilha. Noronha tem ao todo 756 registros da doença, sendo 674 no arquipélago e 82 casos importados. Desse total, 748 pessoas estão recuperadas e cinco óbitos foram confirmados.

Compartilhe esta postagem