Noronha oferta 315 vagas em cursos de primeiros socorros

Noronha oferta 315 vagas em cursos de primeiros socorros

A administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência em Saúde, em parceria com o SAMU Metropolitano do Recife, vai promover cursos de primeiros socorros entre os dias 30 de março e 01 de abril, com 315 vagas. As capacitações ofertadas são de Reanimação Cardiorrespiratória e Controle de Hemorragia. Os cursos são voltados para profissionais de saúde, corpo de Bombeiros e profissionais que trabalham com turismo e educação.

As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 7 a 11 de março, na recepção do Hospital São Lucas (HSL). Os cursos vão contar com sete turmas, composta por 45 alunos cada, com a carga horária de 4h.

Durante os cursos os profissionais irão aprender técnicas como compressão torácica, ressuscitação cardiopulmonar RCP , uso do desfibrilador externo automático DEA, manobras de desobstrução das vias aéreas e controle de hemorragia. Ao finalizar as aulas, os concluintes recebem o certificado do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência NEP Samu do Recife.

De acordo com a gerente de urgência e emergência da ilha, Danielle gomes, Fernando de Noronha apresenta fatores que propiciam riscos de acidentes, como terrenos íngremes e acidentados, atividades de mergulho, riscos de afogamentos e incidentes com animais marinhos. Além disso, existe uma alta rotatividade de turistas e trabalhadores, de diversas áreas, que transitam frequentemente no arquipélago.

“As emergências podem acontecer a todo momento e, por essa razão, justificamos a importância e a necessidade de treinar, na teoria e na prática, os profissionais que primeiro se deparam com as situações de emergência, como engasgo, parada cardiorrespiratória, amputação traumática. Aprender como atender as vítimas em situações graves, salva vidas até a chegada da equipe especializada”, disse Danielle.

Para a capacitação, o médico Leonardo Gomes, Coordenador Geral do Samu Metropolitano do Recife, vai enviar instrutores. “O Samu Metropolitano do Recife está muito honrado em receber esse convite da Administração de Noronha para fazer uma grande capacitação para moradores e trabalhadores da ilha. É uma forma de você poder atender melhor quem precisa no momento de emergência. Isso mostra a responsabilidade com a qual Pernambuco trata os turistas quando visitam o estado”, afirma o coordenador.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem