Noronha inicia Semana do Meio Ambiente com extensa programação
Estiveram presentes na abertura da Semana, que aconteceu no Forte Nossa Senhora dos Remédios, a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa; a secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, e a chefe do ICMBio, Carla Guaitanele, entre outras autoridades, instituições e representantes da sociedade civil. O evento de abertura foi encerrado com uma ação simbólica: o plantio, no Forte Noronha, de uma muda de Feijão Bravo, planta nativa da ilha.
Para Thallyta Figuerôa, começar a Semana de comemoração ao Dia do Meio Ambiente em Fernando de Noronha é muito significativo. “Noronha é o que é para o turismo, ou para qualquer outra área, por conta do meio ambiente e da sustentabilidade. Então, estamos neste espaço para discutir, trabalhar e conversar sobre as ações que serão construídas ao longo dos anos, tanto para quem passa por aqui, como para quem mora, principalmente. À medida que a gente cuida da sustentabilidade de Noronha, a gente cuida das pessoas”, ressaltou.
“É um privilégio, uma honra enorme, comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente no melhor lugar para o meio ambiente do mundo. Isso significa muito para o Governo do Estado. O tema meio ambiente é central na ilha e não é à toa que a Administração da autarquia de Fernando de Noronha está atrelada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado. Vamos ter uma semana também bastante intensa em todo Pernambuco, do Litoral ao Sertão”, destacou Ana Luisa.
Várias ações estão sendo realizadas no arquipélago, a exemplo da que ocorreu hoje (2) no aeroporto, com o objetivo de conscientizar os turistas sobre o Programa Plástico Zero. Atividades educativas, palestras, painel interativo, entre outras, também fazem parte da programação.
Na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será comemorado o aniversário de 37 anos da Área de Proteção Ambiental (APA), começando com ioga e café da manhã, a partir das 6h. A programação segue ao longo do dia.
De acordo com o gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda, a escolha da programação foi pensada para vários públicos. “Pensamos assim para que pudéssemos atingir todos os públicos e toda a sociedade de Noronha, abrangendo os turistas, os moradores, a comunidade escolar e as crianças. Contamos com a participação de todas as instituições ligadas à área ambiental da ilha e diversas outras que ajudaram a gente a construir o evento. Estamos com uma expectativa muito boa e gostaríamos de contar com apoio da população para participar de todas as ações”, destacou o gerente.
A programação segue neste sábado (3), com uma Gincana Ambiental, organizada pela Gerência de Meio Ambiente, juntamente com a Alma Solar e o Minuto Noronha. A ação acontecerá na Praia da Conceição, das 8h às 11h, e contará com atividades ambientais lúdicas para as crianças da ilha. Na parte da tarde, das 16h às 18h, o público poderá participar de uma roda de conversa, na Praça Tamar, sobre contos que abordam temas ambientais e ecológicos.
O encerramento do evento vai acontecer no dia 7 de junho, no Forte Noronha, às 17h, com o 3º painel, que vai abordar o tema “As necessidades da resiliência e adaptação às mudanças do clima”.
Texto: Patrícia Lyra
Fotos: Ray Evllyn