Noronha divulga nova lista de classificados com autorização ecológica para entrada de carros elétricos na ilha
A Administração de Fernando de Noronha divulgou nesta quarta-feira (15), no site oficial do distrito, a lista com os nomes de mais 50 pessoas classificadas com aquisição da Autorização Ecológica para a compra de veículos elétricos. Os classificados podem retirar a Declaração para Aquisição de Veículo Elétrico, no Controle de Veículos e Embarcações (CVE), no Palácio de São Miguel, no horário das 8 às 12h.
As pessoas têm até o dia 16/03/2022 para apresentar a nota fiscal de compra do veículo, vinculada ao CPF/MF, na Administração. Em seguida, receberá a Autorização Ecológica, que dá o direito de entrada do veículo na ilha e ao frete social, no transporte do automóvel do continente até o arquipélago, sem custo algum para o requerente. A lista com os cinquenta nomes pode ser conferida no site: www.noronha.pe.gov.br. Até agora, já foram emitidas 173 autorizações.
Felipe Campos, superintendente Jurídico de Fernando de Noronha, informa que a declaração permite também a compra de motos, desde que 100% elétricas. “É importante frisar, no entanto, que as motos não poderão ser substituídas por carros, nem a Autorização Ecológica poderá ser transferida, de acordo com os termos do Decreto Distrital nº 003/2019. Com a divulgação dessa nova lista, estamos avançando ainda mais para tornar Noronha livre do dióxido de carbono. A nossa intenção é proteger a natureza e as pessoas que vivem na ilha”.
As declarações para aquisição de veículos elétricos estão em conformidade com o Decreto Distrital 003/2019 de junho de 2019, como parte do programa Carbono Zero, que vai limitar até 2022 a entrada de carro a combustão no arquipélago e proibir a circulação desses automóveis na ilha a partir de 2030. O Carbono Zero se tornou Lei em janeiro de 2020, sancionada pelo governador Paulo Câmara.
Texto: Ney Anderson