Noronha conquista primeiro lugar no Prêmio Pernambuco de Turismo
Fernando de Noronha ficou em primeiro lugar na 2ª edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o Programa Noronha Carbono Zero. O arquipélago concorreu com outros dois projetos: o perfil VisitBezerros, de Sérgio Márcio Brainer e o Roadshow Viva Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife.
Durante a premiação, Noronha foi representada pelo Diretor de Projetos Especiais da Ilha, Daniel Bezerra. Também estiveram presentes o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes e o vice-presidente da Empetur, André Berardo. O evento também teve apresentação do maestro Spok e homenagem as personalidades que contribuíram com o turismo pernambucano.
“Estamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela sustentabilidade em Noronha. Em 2020, tivemos um ano difícil devido a pandemia, mas nunca deixamos de trabalhar. Sempre foi o nosso foco tornar Fernando de Noronha um lugar sustentável. Esse prêmio vai para todos que contribuem com a inovação e sustentabilidade no nosso turismo”, comemora o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.
O programa Noronha Carbono Zero determina que, a partir de 2030, a circulação e permanência de veículos a combustão na ilha estará proibida, com exceção de embarcações, aeronaves, tratores e outros destinados a puxar ou arrastar maquinaria, executar trabalhos de construção ou de pavimentação, serviços portuários e aeroportuários.
Em 2019, na primeira edição do concurso, o Arquipélago ficou em segundo lugar na mesma categoria, com o programa Noronha Plástico Zero. Por conta da pandemia, em 2020 não foi possível realizar a segunda edição da premiação.
De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, a pandemia afetou bastante o turismo.
“Agora, com a retomada do turismo a todo vapor, ficamos bastante felizes em poder reunir e premiar todo o trade, que é parceiro nesta missão de elevar a atividade turística em todo o Estado. O prêmio também traduz o excelente trabalho conjunto feito pelo Governo do Estado, gestores e empresários”, enfatiza o secretário.
A comissão julgadora da premiação foi composta por nove representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apeturr), Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc-PE), Recife Convention e Visitors Bureau (RCVB), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Porto de Galinhas Convention e Visitors Bureau e da Fecomércio.
Texto: Bruna Woolley