Noronha conquista primeiro lugar no Prêmio Pernambuco de Turismo

Noronha conquista primeiro lugar no Prêmio Pernambuco de Turismo

Fernando de Noronha ficou em primeiro lugar na 2ª edição do Prêmio Pernambuco de Turismo, na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o Programa Noronha Carbono Zero. O arquipélago concorreu com outros dois projetos: o perfil VisitBezerros, de Sérgio Márcio Brainer e o Roadshow Viva Recife, da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife.

Durante a premiação, Noronha foi representada pelo Diretor de Projetos Especiais da Ilha, Daniel Bezerra. Também estiveram presentes o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes e o vice-presidente da Empetur, André Berardo. O evento também teve apresentação do maestro Spok e homenagem as personalidades que contribuíram com o turismo pernambucano.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela sustentabilidade em Noronha. Em 2020, tivemos um ano difícil devido a pandemia, mas nunca deixamos de trabalhar. Sempre foi o nosso foco tornar Fernando de Noronha um lugar sustentável. Esse prêmio vai para todos que contribuem com a inovação e sustentabilidade no nosso turismo”, comemora o administrador de Noronha, Guilherme Rocha.

O programa Noronha Carbono Zero determina que, a partir de 2030, a circulação e permanência de veículos a combustão na ilha estará proibida, com exceção de embarcações, aeronaves, tratores e outros destinados a puxar ou arrastar maquinaria, executar trabalhos de construção ou de pavimentação, serviços portuários e aeroportuários.

Em 2019, na primeira edição do concurso, o Arquipélago ficou em segundo lugar na mesma categoria, com o programa Noronha Plástico Zero. Por conta da pandemia, em 2020 não foi possível realizar a segunda edição da premiação.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes, a pandemia afetou bastante o turismo.

“Agora, com a retomada do turismo a todo vapor, ficamos bastante felizes em poder reunir e premiar todo o trade, que é parceiro nesta missão de elevar a atividade turística em todo o Estado. O prêmio também traduz o excelente trabalho conjunto feito pelo Governo do Estado, gestores e empresários”, enfatiza o secretário.

A comissão julgadora da premiação foi composta por nove representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apeturr), Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc-PE), Recife Convention e Visitors Bureau (RCVB), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope), Porto de Galinhas Convention e Visitors Bureau e da Fecomércio.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem