Noronha comemora dia de São Pedro com missa, barqueata e shows
Em Fernando de Noronha, o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, foi marcado por muitas comemorações ao longo desta quarta-feira (29). A data, que já é tradição religiosa na Ilha, iniciou com uma missa às 9h na capela que homenageia o santo, celebrada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido e pelo Padre Flávio José Ribeiro.
Às 10h30, aconteceu a procissão marítima saindo do porto de Noronha, para onde a imagem de São Pedro foi levada pelos fiéis para dar início à barqueata. Cerca de 40 barcos acompanharam a procissão. Participaram dos festejos, moradores, turistas e autoridades.
O evento é promovido pela Associação de Pescadores e Igreja Católica, com apoio da Administração da Ilha, empresários locais, iCMbio, Bombeiros e Polícia Militar. O administrador da Ilha, Guilherme Rocha, participou da missa e acompanhou a barqueata no barco Feliz Navegante, pertencente ao presidente da Associação de Pescadores, Orlando de Souza.
“Um dia feliz para a comunidade noronhense retomando as festividades do Dia de São Pedro, uma data de grande representatividade para Noronha. Após 2 anos parados devido à pandemia, hoje estamos comemorando esse dia maravilhoso para a felicidade de todos da ilha. Decretamos um feriado distrital justamente para homenagear o Dia de São Pedro, o Dia dos Pescadores e o Dia da comunidade noronhense. Feliz Dia de São Pedro a todos. Parabéns aos pescadores”, comemorou o Administrador de Noronha, Guilherme Rocha.
À tarde, moradores e turistas contaram com a tradicional peixada no Porto de Santo Antônio, onde foram servidos 280 quilos de peixe.
“É a melhor festa do mundo. Graças a Deus estamos vivos e bem. Temos que pedir sempre a Deus pelo melhor. Se existe lugar e festa melhor, eu desconheço”, falou o presidente da Associação dos Pescadores (ANPESCA), Orlando de Souza.
Para o arcebispo Dom Fernando Saburido, que também acompanhou a barqueata, voltar a celebrar essa festa após 2 anos, traz sentimento de alegria e emoção.
“São Pedro é uma das principais colunas da igreja, que passa para a comunidade tradições preciosas de fidelidade. É bonito ver a solidariedade e fraternidade das pessoas, cuidando da saúde em tempos difíceis. Tudo passa com a graça de Deus e assim a vida continua”, disse o arcebispo.
Para finalizar os festejos, a animação ficou por conta dos artistas DJ Tkilla, Tito Noronha, Ed Carlos, Rodrigo Raposo e a banda Fim de Feira. O show aconteceu na Vila do porto de Santo Antônio.
“Estamos em lua de mel aqui na ilha e, quando soubemos da festa de São Pedro, cancelamos o passeio para estar aqui. É uma graça muito grande poder participar desse festejo tradicional. Para nós católicos, existe a mística, que é a fé, algo que a razão não explica. Desde ontem compreendemos que São Pedro nos convidava para participar desse momento”, disse o casal de turistas do Estado do Pará, Alexandre Pureza e Maila Pureza.
Para a moradora Marcês Sales, é muito satisfatório participar desse dia especial.
“É com muita alegria e felicidade que participo deste dia. Após dois anos de interrupção, hoje está sendo muito abençoado com Deus e São Pedro ajudando com esse sol maravilhoso. Tenham fé e creiam em Deus, pois sem Deus não somos nada” disse Marcês.