Noronha começa a aplicar segunda dose de reforço contra a covid
A Administração de Fernando de Noronha já começou a aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Os primeiros a receberem o imunizante são os idosos a partir de 65 anos. A ilha tem 178 moradores nessa faixa etária. Desses, 86 estão aptos a receber a chamada quarta dose, por estarem dentro do prazo estabelecido pelas autoridades de saúde, que é de 4 meses da aplicação da primeira dose de reforço.
A vacina está sendo aplicada no Posto de Saúde da Família, das 8h às 12h, e das 13h às 20h30, de segunda à sexta-feira. Para facilitar o atendimento, é necessário que o idoso apresente o cartão de vacina (virtual ou físico).
A vacinação da população noronhense foi imprescindível para a flexibilização dos protocolos sanitários na ilha. Por isso é fundamental que a população continue seguindo o esquema vacinal recomendado pelas autoridades de saúde, como reforça Daniela Costa, gestora da Unidade de Saúde do arquipélago. Ela enfatiza ainda a importância dos idosos receberem mais uma dose de reforço, para garantirem o aumento da imunidade.
“Com o tempo, o efeito da vacina vai caindo, diminuindo os anticorpos no organismo. Por conta disso, como orientam as autoridades de saúde do estado, é preciso que as pessoas não deixem de tomar as doses recomendadas, aumentando assim a quantidade de anticorpos que atuam na defesa contra a infecção da covid-19. Dessa forma, as transmissões tendem a ficar controladas na ilha”.
Os profissionais de saúde da Administração também estão indo nas casas dos idosos que não podem se deslocar até o posto de saúde, como foi o caso de dona Rita Flor, que tem 94 anos e recebeu a vacina na própria residência. “A sensação de tomar a segunda dose de reforço é de ter mais saúde. Por isso eu aconselho que todos os idosos tomem essa vacina”, disse dona Rita.
Fernando de Noronha está com 100% da população adulta vacinada com duas doses desde o ano passado. Atualmente, a população elegível (maior de 18 anos) está recebendo a dose de reforço. Os adolescentes de 12 a 17 anos passaram a ser imunizados no segundo semestre do ano passado. Já as crianças de 5 a 11 anos começaram a ser vacinadas no início deste ano.
Texto: Ney Anderson