Metodologia do programa DEL Turismo de Sustentabilidade é apresentada em Noronha

Metodologia do programa DEL Turismo de Sustentabilidade é apresentada em Noronha

A ação também vai impulsionar o turismo, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços já oferecidos

O programa DEL Turismo de Desenvolvimento Local foi apresentado, nesta terça-feira (30), aos moradores, trade turístico e poder público do arquipélago, no Forte Noronha. O Sistema Fecomércio, através do Sesc e do Senac de Pernambuco, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, mostrou a metodologia, que tem como objetivo trazer ainda mais qualidade aos serviços do arquipélago e torná-lo cada vez mais sustentável.

Por meio de um modelo de gestão participativa, o programa pretende implementar uma política de turismo capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade. A construção desse modelo de gestão estimula o diálogo aberto entre prefeitura, empresários, trade turístico e a sociedade civil para promover a cooperação de cada localidade.

“No Nordeste, aqui em Pernambuco, só três localidades participam desta oportunidade, Tamandaré, Sirinhaém e Fernando de Noronha, e nós já estamos dando exemplo, junto com os agentes do trade, cumprindo agenda e participando de várias atividades. Então, estamos muito otimistas com esse momento para fazer a entrega de um programa perfeito para toda a população de Noronha”, afirma o superintendente de Turismo, Esporte e Cultura do arquipélago, André Portela.

O coordenador do programa DEL na região Nordeste, Marcelo Milito, explicou que foram os resultados positivos obtidos em diversas regiões no Brasil que impulsionaram o convite para que a metodologia fosse aplicada em Fernando de Noronha, lugar que tem algumas peculiaridades em relação a outras cidades.

“Nosso desafio é criar uma governança com participação da comunidade local, com criação de câmaras técnicas, possibilitando um planejamento participativo e, consequentemente, um turismo responsável, sempre alinhado com o Conselho Internacional de Turismo Sustentável”, afirmou o coordenador.

“A troca de saberes vai acontecer através da realização de ciclos de reuniões, com a finalidade de unir a comunidade, o poder público e os empresários para trazerem os problemas que acontecem na ilha e tentar resolvê-los de forma participativa”, afirmou a instrutora plena em turismo e consultora do Programa DEL Turismo, do Senac PE, Cristiane Cardoso.

A próxima etapa acontece em março, quando 60 pessoas vão ser entrevistadas, para embasar uma análise situacional, segundo informações da turismóloga da administração de Noronha, Carmem Ferraz, que vem recebendo treinamento desde dezembro de 2023, com o objetivo de dar continuidade e sustentabilidade às ações após o término do programa, em um ano de execução. Após esse período, o programa espera ter contribuído para o fortalecimento do turismo de forma sustentável, para a inovação na gestão pública e a mobilização social.

DEL Turismo em números

O programa DEL Turismo de Desenvolvimento Sustentável começou a ser executado na cidade de Friburgo, no estado de Santa Catarina, em 2012. Em 2018, foi criada a Rede DEL Turismo, formada por por entidades públicas e privadas, que unem esforços para promover o turismo sustentável em todo território brasileiro. Neste mesmo ano chega ao Nordeste, pelo Rio Grande do Norte, contribuindo para uma série de premiações e certificações para o estado.

Ao todo, o programa DEL Turismo está presente em cinco regiões, seis estados e 109 municípios, abrangendo 27 destinos, com a execução de 2.800 projetos, estudos e pareceres, envolvendo 3.500 voluntários.

Texto: Patrícia Lyra

Compartilhe esta postagem