Memorial Noronhense recebe exposição fotográfica “Fragmentos Oceânicos”
A partir desta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, estará em cartaz, no Memorial Noronhense Espaço Cultural Marieta Borges, a exposição “Fragmentos Oceânicos”, da fotógrafa residente na ilha, Carol Sábio. São 11 fotografias que retratam memórias oceânicas afetivas de lugares visitados pela autora, dentro e fora do Brasil. A mostra conta com a colaboração do artista plástico Bruno Moysés.
Quem for à exposição vai poder viajar, por meio do movimento dos oceanos, pelo Brasil, África do Sul, Cuba, Espanha, Moçambique, Portugal, Tailândia, navegando e mergulhando no Atlântico, Índico e Mediterrâneo. Tudo isso pelo olhar poético de Carol Sábio, que atua com fotografia há mais de 14 anos.
“O oceano encanta por sua magnitude, beleza e força. O balanço das ondas, as nuances das cores, o brilho do sol, o reflexo do céu, o movimento do vento, da areia, o mergulho das aves, os inúmeros seres que ali habitam, o abraçar da natureza. O mundo se conecta por ele. A vida está nele. Como fotógrafa, amante do mar, e ser sensível que sou, trago esse compilado com um olhar de quem aprecia, admira, respeita e poetisa esse grandioso oceano que nos cerca”, revela Carol.
As imagens serão expostas em tecidos, com instalação assinada pelo artista plástico Bruno Moysés, que tem trabalhado o tema da reciclagem, transformando aquilo que é descarte para uns, ou lixo para muitos, em arte. Bruno transita pelas expressões do grafite, pintura, desenho, xilogravura e marcenaria.
“Estamos muito felizes por iniciar o ano de 2024 com a exposição de Carol Sábio, um rebuscar de sentimentos e vivências por onde ela passou. Temos aí um oceano de memórias afetivas, de lugares, de pessoas. E memorial é lugar para vivenciar exposições cheias de significados e também para reviver a parte histórica que existe da nossa ilha dentro desse equipamento público. Afinal, a cultura e a história andam juntas e são muito importantes na vida do ser humano. Lembrando que a gente tem programação para o ano inteiro e quem tiver proposta de exposição pode nos procurar”, enfatiza Virgínia Anghinoni, gerente de Cultura de Noronha.
Sobre o Memorial
O Memorial Noronhense Espaço Cultural Marieta Borges é um equipamento público gerido pela Administração de Noronha, por meio da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. Tem o objetivo de conservar a memória da ilha, fomentar e apoiar expressões culturais e artísticas locais e também com intercâmbios nacionais, sendo um centro cultural destinado para a comunidade e visitantes. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 12h e das 16h às 20h, e, aos domingos, das 16h às 20h. A entrada é gratuita.
Fotos: Carol Sábio