Marinha do Brasil e Administração realizam atendimentos de saúde para a população da ilha

Marinha do Brasil e Administração realizam atendimentos de saúde para a população da ilha

Crédito das fotos: Gustavo Arland

Teve início nesta segunda-feira (16) em Fernando de Noronha a Ação-Cívico Social em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O evento, realizado até a próxima quinta-feira, oferece gratuitamente atendimentos médicos, odontológicos, testes laboratoriais e demais serviços ligados à área da saúde. Também são ofertadas palestras e oficinas para a comunidade marítima, com programação educativa, esportiva e cultural.

Os atendimentos estão ocorrendo, simultaneamente, na Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha, no Hospital São Lucas, na Escola Arquipélago e no ICMBio. A iniciativa é uma parceria entre a Administração de Fernando de Noronha, Marinha do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Pernambuco e Força Aérea Brasileira.

Ação-Cívico Social (ACiSo) conta ainda com a participação das organizações militares subordinadas ao Comando do 3º Distrito Naval, incluindo o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, que realiza o apoio logístico para o transporte de material e pessoal.

“É sempre interessante ofertar esse tipo de ação para a população, porque envolve um grande número de especialidades, com diversos atendimentos médicos e profissionais capacitados para as consultas e orientações. É um ganho para os noronhenses, porque as pessoas não precisam se deslocar ao continente para ter esses tipos de acompanhamento. A parceria com a Marinha e as outras instituições é positiva para ilha”, disse Fernando Magalhães, superintendente de Saúde do distrito.

As pessoas podem fazer consultas nas especialidades de endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, clínica médica, infectologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia e mastologia, bem como exames complementares, como ultrassonografia e ecocardiografia, testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis, glicose e aferição de pressão.

A comandante Rita de Cássia, diretora do Hospital Naval de Natal, comenta que além de ser um evento comemorativo ao bicentenário da independência, a ação é uma missão complementar constitucional da Marinha do Brasil e atua no auxílio aos atendimento já realizados na atenção básica da ilha. “A AciSo é extremamente importante. A gente sabe das dificuldades das pessoas saíram da ilha em busca atendimento médico especializado no continente. Então, essa ação traz conforto para os cidadãos, porque eles conseguem conciliar o atendimento médico sem atrapalhar a sua rotina. Em relação ao ano anterior, conseguimos ampliar tanto em quantidade de especialidades quanto no número de profissionais que estamos trazendo”.

O acesso aos atendimentos e serviços só vai ocorre mediante a retirada de fichas, que serão distribuídas no Arquipélago. Enquanto isso, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha e o ICMBio vão receber a programação educativa, esportiva e cultural, incluindo os serviços para a comunidade marítima.

Programação:

Evento: Atendimentos médico e odontológico

Locais: Unidade Básica de Saúde de Fernando de Noronha e Hospital São Lucas

Data: 16 a 19 de maio Horário: Das 8h30 às 12h30 e de 13h30 às 16h30.

Entrada: Gratuita

Evento: Serviços para a comunidade marítima e programação educativa, esportiva e cultural

Locais: Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha e ICMBio

Data: 16 a 19 de maio

Horário: Das 7h às 20h

Entrada: Gratuita.

Compartilhe esta postagem