Fernando de Noronha tem proposta aprovada na Conferência Nacional de Saúde
A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Saúde, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília. O arquipélago conquistou aprovação de uma proposta que já havia sido lançada nas conferências Distrital e Estadual, além de um delegado do segmento usuário.
A proposta aprovada foi a criação do Fundo Distrital de Saúde, que possibilita o repasse de recursos da União direto para o distrito, sem depender apenas do repasse do Fundo Estadual de Saúde e de convênios, dando mais autonomia à gestão do SUS local.
As propostas aprovadas em todas as etapas devem ser incorporadas aos diversos planos. No caso de Noronha, no plano distrital de Saúde, elaborado para os anos de 2022 a 2025.
“Vivenciar esse momento foi ter a certeza de que o SUS que estamos construindo em Fernando de Noronha faz valer os princípios e diretrizes do sistema, assim como a participação popular, a cogestão, e corresponsabilidade da população nas ações, na melhoria e fortalecimento do sistema de saúde. Para mim, é emocionante ver o SUS acontecer em Fernando de Noronha”, comemorou a superintendente de Saúde, Isabel Sobral.
Além da proposta da criação do Fundo Distrital de Saúde, Noronha conseguiu que, em todas as propostas direcionadas às cidades, fosse incluído o distrito estadual, permitindo, dessa forma, que a ilha tenha acesso às mesmas ações que os municípios nos próximos planos de saúde.
Em março de 2023, foi realizada a 7ª Conferência Distrital de Saúde de Fernando de Noronha, etapa equivalente à fase municipal, onde diversas propostas foram discutidas e eleitas, além de pessoas delegadas que participaram das etapas macrorregional e estadual, posteriormente eleitas para a fase nacional.
Evento – O evento acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).