Fernando de Noronha realiza ação dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Na manhã desta quarta-feira(14), profissionais de saúde da Ilha realizaram uma ação de vacinação no Centro Integrado de Educação Infantil Bem Me Quer. O objetivo é vacinar crianças (de 6 meses a 5 anos e 11 meses) e gestantes. A campanha foi iniciada na última segunda-feira (12) na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos – USF. Ao todo, serão vacinadas 13 gestantes e 210 crianças. A expectativa é imunizar grupos prioritários até o dia 9 de julho.
De acordo com a Enfermeira da USF, Janaína Rocha, em época de pandemia é muito importante que os grupos prioritários sejam vacinados contra a Influenza.
“Assim como a Covid 19, a H1N1 é uma infecção viral que se não for tratada pode causar a hospitalização e até o óbito. As crianças nessa faixa etária ainda não são vacinadas contra a Covid, mas tem a oportunidade de serem imunizadas contra a Influenza. Junto aos gestores da creche, fizemos essa ação com as crianças, pois saúde e educação andam juntos”, enfatizou a Enfermeira.
Para ser imunizado, basta levar a carteira de vacinação. E para as crianças que não puderam ir hoje no CIEI, os pais poderão leva-las até a USF, onde os profissionais estarão vacinando até julho. As novas etapas serão divulgadas conforme a imunização de cada grupo prioritário.
Segundo Samara Thayanny, mãe da aluna Valentina (4 anos), ela recebeu uma mensagem da escola informando sobre a ação e achou muito a iniciativa muito boa. “Já estamos passando por um momento bastante delicado por conta da pandemia e acho válido minha filha saber de agora a importância da vacinação”, disse Samara.
Até o ano de 2020, a campanha era iniciada com os idosos. A ordem dos grupos prioritários foi alterada a fim de evitar conflitos com o calendário de vacinação contra a Covid-19, que acontece paralelamente. Por esta razão, excepcionalmente neste ano, os idosos não foram os primeiros a serem imunizados