Fernando de Noronha participa do movimento mundial Cleanup Day
O evento celebra o Dia Mundial da Limpeza Urbana e faz reflexão sobre o problema do descarte incorreto do lixo no meio ambiente
A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, vai promover, nesta sexta-feira (20), a partir das 10h, uma ação alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, o Cleanup Day. O mutirão acontecerá nas praias do Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Cacimba do Padre, Atalaia, Leão, Sueste, Quixabinha, Caieira, Abreu, Pontinha Caieira, Capim-açu, bem como Alagados da Raquel, Enseada dos Tubarões e Air France. Este ano, o evento será expandido para 20 locais diferentes da ilha, abrangendo novas praias e localidades que necessitam de cuidados.
Além da Gerência de Meio Ambiente de Noronha, a iniciativa vai ter a participação da Marinha, Polícia Militar, ASFN, Casa Neuronha, ICMBio, Alma Solar, Tamar, Golfinho Rotador, Acitur, Econoronha, Vigilância Sanitária – ATDEFN, Neoenergia, Ciei Bem-Me-Quer e Sea Paradise.
“Essa ação é essencial para mantermos esse paraíso limpo e preservado, e reflete o compromisso de toda a comunidade em proteger o meio ambiente. Cada esforço conta e juntos estamos fazendo a diferença”, relatou a coordenadora de Meio Ambiente de Noronha, Isadora Beltrão.
Em 2023, a comunidade local, em conjunto com voluntários e organizações, recolheu mais de 60 quilos de lixo nas praias do Porto, Alagados da Raquel e na área da Air France. Essa ação evidenciou o impacto positivo do movimento e a força da colaboração entre diferentes setores da sociedade.
O Cleanup Day ocorre anualmente em mais de 191 países, simultaneamente, e tem como objetivo enfrentar o problema global do lixo e contribuir para a construção de um mundo novo e sustentável. Em Noronha, o Dia Mundial da Limpeza 2024 também tem o papel de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de lixo e o cuidado com o meio ambiente, inspirando práticas sustentáveis que possam ser aplicadas no dia a dia.
Texto: Bruna Woolley