Fernando de Noronha lança termo de compromisso dos turistas com a natureza

Os turistas que visitarem Fernando de Noronha a partir de agora precisam aceitar o Termo de Compromisso Individual, durante o processo de pagamento da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), com orientações para uma convivência harmoniosa com o meio ambiente da ilha. O termo, disponível no site www.sounoronha.com, é mais uma ação da retomada do turismo em Noronha, que aconteceu no final do ano passado, quando os turistas passaram a seguir uma série de protocolos para a entrada e estadia na ilha.

O documento contempla a relação do turista com o planeta, com a ilha e com as pessoas. Ele propõe a prática do turismo consciente, por meio da mudança de hábitos no consumo de água, energia, alimentos, geração e descarte de resíduos, proteção do solo e do mar, entre outros aspectos que visam o desenvolvimento sustentável da ilha e o cuidado com o planeta.

A iniciativa da Administração Distrital surgiu inspirada no sucesso de medida semelhante adotada em 2018 por Palau, arquipélago com status de país, localizado no oceano Pacífico, justamente para conter os impactos negativos do turismo sem planejamento, através do turismo consciente por meio da sensibilização ambiental.

Embora de caráter simbólico, o visitante se compromete formalmente por meio do termo a cuidar da ilha, repensando as suas condutas. A ação faz parte do Plano de Ação para o Turismo Sustentável pós-Covid e se junta a outras iniciativas desenvolvidas pela administração noronhense, como o Plástico Zero, que livrou Noronha dos plásticos descartáveis, e o Carbono Zero, que pretende, até 2022, tirar de circulação da ilha os veículos emissores de dióxido de carbono e, gradualmente, neutralizar o carbono emitido no Distrito.

“Quando fechamos a ilha em março de 2020 por conta da pandemia, percebemos que o retorno do turismo pós-Covid não seria o mesmo. Deveríamos mudar algumas situações para não fazer de Noronha um local de turismo desenfreado, que acabaria por maltratar o arquipélago com o alto fluxo de visitantes. Por isso, esse compromisso com a ilha por parte do turista, faz parte de uma série de ações que estamos desenvolvendo para promover o turismo mais consciente e sustentável. O termo deve ser aceito por cada pessoa que visita a ilha ou que tenha interesse em conhecer Noronha, se comprometendo perante o local e aos moradores a ter um comportamento adequado do ponto de vista ambiental”, diz Guilherme Rocha, administrador da ilha.

Estimulando hábitos e práticas conscientes, com respeito ao meio ambiente, o arquipélago se tornará um local ainda mais agradável ao ser humano, sobretudo com a conservação de sua rica biodiversidade e manutenção do equilíbrio ambiental. É interessante ainda que os bons hábitos sejam levados para a vida, como uma lembrança da visita ao arquipélago.

“A nossa intenção é fazer com que o turista seja parte do cuidado com a Ilha, estimulando uma conduta ambientalmente consciente e amigável durante o período em que estiver na ilha. Pretende-se desta forma manter não só a integridade e o equilíbrio ambiental, mas também as oportunidades para o turismo atualmente e no futuro”, diz Daniele Mallmann, superintendente de meio ambiente da ilha.

Texto: Ney Anderson