Fernando de Noronha entrega ecoposto público para recarga de carros elétricos

Fernando de Noronha entrega ecoposto público para recarga de carros elétricos

A Administração de Fernando de Noronha colocou em funcionamento um ecoposto público para o carregamento de carros elétricos, em parceria com a Renault do Brasil, a WEG e a Polo. A unidade, localizada no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis carros ao mesmo tempo. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através des placas fotovoltaicas instaladas em sua cobertura. A inauguração do ecoposto é mais uma etapa do programa Noronha Carbono Zero que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos movidos a combustão no arquipélago a partir de 2022, visando reduzir as emissões de gás carbonico (CO2).

“Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do Governo o Estado de reduzir a poluição atmosférica em Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente. Estamos olhando para o futuro, para as próximas gerações, e fazendo da ilha um exemplo a ser seguido”, explica Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha. Além do Ecoposto, Noronha tem outros cinco pontos para carregamento de carros elétricos: no Sueste, no Conselho Distrital, na Celpe e no Palácio de São Miguel, sede da Administração.

Fernando de Noronha tem hoje 30 carros elétricos em circulação. Os primeiros chegaram em 2019, durante o lançamento do programa Noronha Carbono Zero. Na ocasião, a Renault Brasil concedeu em regime de comodato seis automóveis, de três modelos, para uso oficial da Administração Distrital. Desde então, a gestão da ilha tem feito ações para mudar a frota veicular gradativamente, como as autorizações ecológicas aos classificados que se inscreveram para obter a “Declaração para Aquisição de Veículo Elétrico”. A declaração dá direito ao frete social (gratuito) do automóvel, do continente até a ilha, em embarcação, na compra do primeiro veículo elétrico.

NORONHA CARBONO ZERO – Em janeiro do ano passado, o governador Paulo Câmara sancionou o Decreto-Lei nº 16.810/20, que regulamenta a entrada e circulação de carros a combustão na ilha. Com a medida, nenhum carro movido a gasolina, álcool e óleo diesel entrará na ilha a partir de 2022. Os veículos que estão em Noronha poderão continuar transitando até 2030, quando o trânsito será definitivamente restrito apenas aos transportes elétricos.

O programa Noronha Carbono Zero contempla ainda outras ações de sustentabilidade e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), substâncias que causam o aquecimento global, fazendo da ilha um território neutro na emissão de GEE. Também dentro do programa, foi firmado em 2020 um Termo de Cooperação Técnica entre o governo e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), para o acionamento de dois novos módulos de baterias solares fotovoltaicas, reforçando o sistema de armazenamento na ilha e dobrando a utilização de energia limpa em horários de pico.

Sobre o Grupo Renault
O Grupo Renault está na vanguarda de uma mobilidade que ele próprio está reinventando. Fortalecido por sua aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e sua expertise única em eletrificação, o Grupo Renault compreende 5 marcas complementares – Renault, Dacia, LADA, Alpine e Mobilize – oferecendo soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, o Grupo emprega atualmente mais de 180.000 colaboradores, tendo vendido 2,9 milhões de veículos em 2020. Preparado para enfrentar desafios tanto nas ruas como nas competições, o Grupo Renault tem um compromisso com uma transformação ambiciosa, que vai gerar valor. Este compromisso tem como foco o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços e uma nova gama de veículos ainda mais competitivos, equilibrados e eletrificados. Alinhada com os desafios ambientais, a ambição do Grupo é atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2050.

Sobre a WEG

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

Sobre a Polo

A Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica é uma empresa especializada na gestão inteligente da energia elétrica. Com profissionais experientes e capacitados, a Polo desenvolve estratégias e soluções tecnológicas para todos os segmentos do mercado, destacando-se pela agilidade na elaboração de projetos e pela implantação completa de soluções personalizadas nos setores comerciais, residenciais, industriais e rurais.
Atendendo em todo o Brasil, a Polo abrange competências em diferentes disciplinas, tais como eficiência energética, geração de energias renováveis, mobilidade elétrica, automação industrial, consultoria e instalações elétricas.
Certificada internacionalmente com a ISO–9001, a Polo está em constante desenvolvimento e evolução, com foco no rápido e eficiente atendimento das necessidades de seus clientes.
É comprometida com a preservação do meio ambiente, incentiva o uso consciente de energia e usa todo o seu know-how em conversão energética para transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Compartilhe esta postagem


pt Português
X