Fernando de Noronha e sua vocação natural para a prática de esportes, principalmente os que são executados ao ar livre

Fernando de Noronha e sua vocação natural para a prática de esportes, principalmente os que são executados ao ar livre

A Ilha de Fernando de Noronha possui um calendário esportivo permanente, que vai dos campeonatos ligados à escola, como o Interclasses, às competições de futebol, futsal, surf e beach tennis, além dos organizados pelos moradores, como a famosa corrida de rua e também os grandes eventos externos, a exemplo do Hang Loose e da Regata Internacional Recife-Noronha-Refeno, todos executados com o apoio da Administração da ilha.

 

 

 

O Interclasses inclui várias modalidades, com a participação dos alunos do Infantil (a partir dos 6 anos) até os da Educação de Jovens e Adultos (EJA). E a Administração, por meio das superintendências de Educação e de Turismo, Esporte e Cultura, tem incentivado bastante a prática de atividades esportivas no arquipélago, tanto na execução da disciplina de educação física (obedecendo a Base Nacional Comum Curricular) e no incentivo aos esportes em equipe, como em ações que apoiam a vinda de campeonatos externos nacionais e internacionais, impactando diretamente no turismo, promovendo desenvolvimento local e aquecendo o comércio por atrair visitantes com perfil desportista. Também estimula, frequentemente, a comunidade local a adotar hábitos saudáveis.

Em Noronha é possível praticar, além das modalidades mais comuns, como a corrida de rua e o futebol, esportes mais modernos ou radicais, a exemplo do paraquedismo, mergulho, snorkeling (mergulho com o praticante na superfície da água), stand up paddle (surf em pé, com remo), canoa havaiana, entre outros.

Esporte e turismo

A Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes enxerga, em conjunto com a Administração de Fernando Noronha, que o esporte vai além da atividade puramente física. “As atividades esportivas são um meio de transformação de vida para adolescentes, jovens e idosos. Nós apoiamos tanto os atletas que são praticantes assíduos e competem, como também incentiva a prática de esportes por pessoas que querem sair do sedentarismo e começarem a fazer alguma atividade física, como caminhada, contribuindo para a qualidade de vida do noronhense. O esporte ressignifica a vida. É muito importante e faz toda a diferença”, falou o superintendente da pasta, André Portela.

Renê Jerônimo, o atleta mais antigo de Noronha, com 82 anos, e criador da competição de corrida de rua na ilha, é um dos que sempre recebem apoio da Administração e atribui sua longevidade à prática de esporte, que está na sua vida desde os nove anos de idade. “Eu me sinto muito feliz por ter essa idade e saber que eu ainda vou correr uma maratona. Estou me preparando para a de Boston. Muitas pessoas não têm longevidade na vida pela falta da prática de esportes. Eu saí da cama e dos hospitais por causa da corrida de rua. Não estou doente e nem me sinto doente. Sou lúcido graças a Deus, estudo a Bíblia e mais dois idiomas, japonês e inglês. A longevidade de vida que eu tenho acontece por conta de uma boa alimentação, descanso da mente e, principalmente, por conta da atividade física”, ressaltou.

De acordo com o gerente de Esportes da ilha, Felipe Oliveira, o incentivo que a Administração vem dando aos eventos esportivos em geral e aos que vêm de fora estimula a prática do esporte não só para as pessoas que vêm do continente, como também para os próprios moradores, despertando o interesse em novos praticantes, além de valorizar os atletas locais. “Um exemplo positivo de como o incentivo aos esportes tem impactado positivamente na ilha é o fato dos atletas locais terem saído vitoriosos do maior circuito de corrida da América Latina, o Santander Track&Field Run Series, que terá uma nova edição no arquipélago neste domingo (11 de junho).

Esporte e educação

A Superintendência de Educação da ilha garante a inclusão da atividade física como uma das disciplinas previstas no currículo escolar e é vista como muito importante para os alunos. “É de suma importância a prática esportiva escolar, pois pode ajudar na melhoria da saúde, no desempenho cognitivo e também influenciar, na maior parte das vezes, no comportamento disciplinar do estudante. As competições esportivas, como, por exemplo, os jogos escolares, por sua vez, têm grande importância, uma vez que ajudam a desenvolver atitudes nobres como o respeito e a ética na vida das crianças e adolescentes”, afirmou o superintendente da pasta, Amaro Filho.

O esporte também contribui como ferramenta para a formação de cidadãos mais conscientes. Um exemplo disso são os projetos paralelos parceiros da Administração, como o Alma Solar-Escola do Mar, coordenado por Fernanda Simões e Lucas Costa. Esse projeto social atua há sete anos em Fernando de Noronha e atende, em média, 50 crianças, todos os sábados. Inclusive, atletas que estão indo competir fora da ilha.

Segundo Fernanda Simões, coordenadora do Alma Solar, o intuito do projeto é que a Escola do Mar seja um instrumento de educação, um agente socialmente transformador, que proporcione noções de cidadania de forma a complementar os estudos escolares e incentivar a busca do conhecimento e evolução pessoal, bem como afastar as crianças das drogas.

Para Cilene Gomes, mãe de Anderson Felipe e José Alvimar, atletas que começaram no Alma Solar – esse último competiu há pouco tempo, vencendo uma etapa do Campeonato Pernambucano de Surf – é uma felicidade grande poder contar com o apoio da nova gestão da ilha. “Ficamos muito felizes em poder contar com esse apoio que veio para deixar todos mais tranquilos. Já faz três anos que meus filhos participam de campeonatos e agora com a Administração chegando junto com essa parceria, tenho certeza que vai fortalecer ainda mais.”

Eduardo Couceiro, diretor-presidente do instituto Incentiva, que realiza o Hangloose e a Mountain Do na ilha, destaca que realizar eventos em Noronha requer uma logística e um planejamento bem mais aprofundado por parte dos organizadores. “Tudo tem que ser pensando com bastante antecedência e a Administração da ilha tem sido de fundamental importância nesse processo, tanto pela orientação na regulamentação dos eventos, exigindo que se cumpra os devidos protocolos, quanto pela contribuição direta, ajudando na logística operacional e na diminuição de custos.”

A ilha conta também com o projeto Noronha Handebol, comandado pelo professor Isaac Lira, que existe desde 2017 e já atendeu mais de 100 jovens com idades a partir dos 10 anos. Através da parceria com a Administração, essa modalidade levou atletas ao continente para participarem do Campeonato Pernambucano de Clubes e também dos Jogos Escolares de Pernambuco. Atualmente, uma das ex-alunas do 3º ano da Escola Arquipélago e do projeto, Evellyn Santos, mora no Recife, na Casa do Estudante, e joga pelo Sport Clube do Recife, além de fazer faculdade

Compartilhe esta postagem