Fernando de Noronha celebra o dia da padroeira com missa campal

Momento de devoção e fé para os católicos de Fernando de Noronha, a celebração da padroeira da ilha, Nossa Senhora dos Remédios terá rezas de terço, missas e a apresentação do Frei Rosivaldo e a banda Ministério Soul Discípulo. A partir da quinta-feira (26), as missas em homenagem à santa vão acontecer na igreja que leva o nome da padroeira, localizada na Vila dos Remédios e serão celebradas pelo padre Flávio José, pároco de Noronha. No domingo, 29 de agosto, dedicado a santa e também feriado na ilha, a homenagem será com uma missa campal para os fiéis na Praça São Miguel e a apresentação do Frei Rosivaldo e a banda Ministério Soul Discípulo.

Com o tema “Mãe, Rainha e Padroeira de Fernando de Noronha”, a tradicional festa terá um aspecto intimista para evitar aglomerações por conta da pandemia. Só será permitida a presença de até 80 pessoas ou 30% da capacidade da igreja (o que for menor), como orienta a mais recente medida de flexibilização do Governo de Pernambuco e da Administração. Todos os protocolos sanitários serão respeitados, como distanciamento social e utilização de máscara.

As missas e os terços acontecem sempre a partir das 20h na Paróquia dos Remédios, iniciando na quinta-feira (26) até o dia 28 (sábado). No domingo, a missa campal será às 19h, seguida da apresentação do Frei Rosivaldo, às 20h30.

Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo do arquipélago, diz que saudar a santa é um ato de amor, de renovação e também de empatia com a crença dos noronhenses. “Este momento que estamos ultrapassando nos pede muita paciência e fé. Poder celebrar esse momento tão representativo para a religiosidade do povo de Noronha é bastante simbólico por tudo o que nós passamos, enfrentamos e estamos conseguindo vencer”, disse Giovanna.

Para o padre Flávio José, poder festejar a padroeira é motivo de alegria para a comunidade católica, porque é o resultado de um ano de trabalhos pastorais e de evangelização. “Em Noronha, esta alegria não é diferente. Ainda mais neste período pelo qual estamos passando, onde somos convidados a manifestar a nossa confiança em Deus e a alegria de termos chegado aqui. Com tantas provações e algumas perdas significativas, confiantes elevamos a Deus nossos louvores e súplicas pela intercessão da Virgem dos Remédios, a nossa padroeira”.

A padroeira

Nossa Senhora dos Remédios foi designada como padroeira do presídio da ilha em 1768, mas somente em 1947 a festa dos Remédios passou a ser comemorada em Fernando de Noronha. O governador do Território Federal Militar da época, Major Mário Fernandes Imbiriba, oficializou o dia 29 de agosto para as celebrações à padroeira. Esse decreto foi sancionado em 1992, na gestão do Administrador Domício Cordeiro, que tornou o dia feriado no arquipélago.

Texto: Ney Anderson