Fernando de Noronha apresenta fluxo turístico de 2020

No balanço anual do fluxo turístico, apresentado pela Administração Distrital de Fernando de Noronha, a ilha recebeu um total de 33.836 turistas em 2020. A maior parte, brasileiros, representando um percentual de quase 87%. Entre os visitantes nacionais, São Paulo foi o estado de onde veio o maior número de visitantes, seguido por Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Aparecem ainda, entre os dez principais emissores de turistas para o arquipélago, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Sul. Noronha recebeu pessoas de todos os estados do país em 2020. No balanço de regiões foram 13.185 do Sudeste, 10.822 do Nordeste, 2.853 turistas do Sul, 1.744 do Centro-Oeste e 808 visitantes do Norte.

Também foram recebidos no ano passado 1.976 estrangeiros, com destaque para os argentinos, 350 turistas, os norte-americanos, 298 turistas e os franceses, que enviaram ao destino pernambucano 180 pessoas. Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Suíça, Portugal e Chile aparecem entre os dez países com mais visitantes na ilha. Turistas da Oceania, Ásia e África também desembarcaram no arquipélago. Só em dezembro, Fernando de Noronha recebeu 5.147 visitantes. Destes, mais de 99% foram oriundos do destino nacional.

Em 2020, Noronha teve uma diminuição no turismo de mais de 68% em relação a 2019, quando recebeu 106.130 visitantes. Essa queda foi consequência da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A ilha precisou ser fechada por cinco meses para conter o avanço da doença. O retorno gradual começou em setembro, com limitações de voos e com permissão de entrada só para os turistas que já tinham tido a doença. A fase seguinte aconteceu em outubro e a terceira fase de reabertura foi em meados de dezembro. Todas, no entanto, com protocolos rígidos de segurança e com obrigatoriedade de apresentação de exames, e regras de distanciamento social, higiene e utilização do aplicativo Dycovid, que notifica o usuário sobre possível contato de risco com o vírus, oferecendo à administração um maior controle da doença.

“2020 foi um ano muito difícil para todos nós, principalmente em Noronha, que sobrevive em quase sua totalidade do turismo. Durante os meses em que o arquipélago ficou fechado tivemos que pensar estratégias para a retomada gradual de reabertura da ilha. Com as fases de flexibilização para a entrada de turistas, percebemos que Noronha continua sendo um destino bastante cobiçado pelos visitantes. Sobretudo os turistas do destino doméstico, que representaram a maior fatia de emissores para o nosso destino”, Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.

Levantamento – O documento elaborado pela Administração da Ilha contém dados do quantitativos de visitantes desembarcados no Aeroporto Governador Carlos Wilson Campos, em Fernando de Noronha, contabilizado através do Controle Migratório. O levantamento é realizado pela área de turismo da Ilha mês a mês e, após o encerramento do ano, os números são consolidados em um documento oficial, disponibilizado pela Administração da Ilha para empresas, veículos de comunicação e pesquisadores.

Texto: Ney Anderson