Escola Arquipélago supera meta estabelecida pelo Ideb

Escola Arquipélago supera meta estabelecida pelo Ideb

O arquipélago de Fernando de Noronha mais uma vez supera a média estabelecida pelo índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021, com a escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREM). Os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), tinham a meta de 6.13 e superaram, atingindo a nota 6.2. Nos anos finais do mesmo nível (do 6º ao 9º ano), a meta projetada era 4.39 e a instituição chegou a 4,7. Já no ensino médio, a meta era 4,9 e a escola atingiu a nota 5.4. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com o desempenho positivo, a equipe de educação da Ilha atingiu o percentual de 300 por cento no Bônus de Desempenho Educacional (BDE), criado pelo Governo do Estado para beneficiar os servidores das escolas que melhorarem seus indicadores educacionais. O percentual é em cima do salário base. Vale salientar que Pernambuco foi o único Estado a atingir a meta estabelecida pelo MEC em todos os anos.

“O Ideb considera o fluxo escolar e o desempenho dos estudantes em avaliações, fazendo a análise de todo um contexto. Dentro desse contexto está: o quantitativo de alunos por turma, se a escola tem fornecido a hora-aula por dia correto, se a taxa de distorção idade-série está nivelada, se o percentual de professores com curso superior está compatível, se há um esforço por parte dos professores em preencher a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Um sistema do governo que registra frequência, planejamento de aula, nota de aluno, bem como toda uma complexidade da gestão da escola, em que abrange o ambiente escolar, a prática pedagógica, o acesso e a permanência dos alunos na escola)”, explicou a Gestora da Erem, Taynee Santos.

Ainda segundo a gestora, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a escola fez o possível para seguir todo o cronograma pedagógico. “A EREM Arquipélago de Fernando de Noronha trabalhou arduamente no ano de 2021, bem como outras escolas, para dar um start em um processo que não seria de atingir a meta, mas sim que a meta fosse consequência do processo o qual fora dado o start”, disse Taynee.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português, matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). A soma do resultado das duas matérias dividido por dois, multiplicado pela taxa de aprovação, resulta na nota do Ideb. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios.

A instituição é destaque em qualidade em todas as modalidades de ensino analisadas pelo Sistema de Avaliação. A EREM apresenta uma das melhores médias do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, superando a média estadual.

 

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem


pt Português
X