Empreendedoras da ilha participam do Sebrae Delas com feira de oportunidades

Empreendedoras da ilha participam do Sebrae Delas com feira de oportunidades

Incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres. Este é o objetivo do programa “Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras & Líderes Apaixonadas pelo Sucesso”. Em parceria com a Coordenadoria da Mulher e o Mãe Coruja de Fernando de Noronha, o programa aportou no arquipélago promovendo quatro módulos de formação, cuja conclusão se dará nesta sexta (11/11), com uma feira de oportunidades, na qual as mulheres empreendedoras de Noronha vão expor os seus trabalhos nas mais diversas áreas, desde artesanato, produtos até alimentos, que ficarão disponíveis no local para venda. A feira, aberta ao público, também terá apresentações culturais e será realizada a partir das 17h, na Praça da Vila dos Remédios.

O Sebrae Delas chegou em Noronha no dia 23 de agosto para lançar o programa na ilha com a palestra “Empreendedorismo feminino: desafios e oportunidades”, ministrada por Marcela Fujiy, da empresa Be.Labs, no auditório do Projeto Tamar. E em setembro foram iniciados os módulos de formação, com a participação de cerca de 50 mulheres da ilha. De 20 a 23/09, na sala do Mãe Coruja e em uma sala disponibilizada pela Superintendência de Educação,as empreendedoras de Noronha participaram dos módulos “Trilha Empodera” e “Trilha Vendas online”, voltados para mulheres que possuem o interesse em desenvolver o perfil empreendedor ou que possuem negócios já formatados ou em fase de formatação.

Já nos meses de outubro (de 15 a 21/10) e novembro (de 8 a 11/11), numa parceria entre o Sebrae e as empresas Be.Labs e Verda, foram realizadas duas etapas dos módulos “Impacto Delas” (pré-incubação de negócios) e “Efeito Furacão” (pré-aceleração de negócios), direcionados para mulheres que já possuem negócio formalizado ou não, e também para microempreendedoras individuais (MEI), microempresárias (ME) e artesãs. E culminando a conclusão dos módulos do Sebrae Delas, nesta sexta-feira (11/11) acontece a feira de oportunidades, com apresentações culturais e serviços.

“O Sebrae Delas é importante principalmente por ser esse ponto de encontro de mulheres empreendedoras para elas estabelecerem esse trabalho em rede, articulado, colaborativo, no sentido tanto de possibilitar que essas mulheres se conheçam e conheçam os negócios e serviços que elas oferecem, mas também no sentido de ensinar e possibilitar que elas estabeleçam estratégias para fazer o negócio delas ter sucesso e se estruturar. Foi uma primeira e importante iniciativa para estimular o empreendedorismo das mulheres na ilha, tanto o empreendedorismo voltado para o turista quanto o empreendedorismo voltado para o ilhéu, para quem mora na ilha. Foi um pontapé Inicial para fortalecer esse trabalho em rede entre as mulheres empreendedoras aqui da ilha de Fernando de Noronha”, ressalta Ana Carolina Marsicano, coordenadora da Mulher de Fernando de Noronha.

Compartilhe esta postagem