Em parceria com a Administração de Noronha, Marinha do Brasil promove ação com atendimentos de saúde para a população da ilha
Na tarde desta terça (16), uma reunião foi realizada na Erem Arquipélago para os últimos alinhamentos
A tradicional Ação Cívico-Social (Aciso), promovida pela Marinha do Brasil em Fernando de Noronha, com apoio da Administração da ilha, vai acontecer de quarta (17) a sexta-feira (19), oferecendo atendimentos de saúde à população. Na tarde desta terça (16), uma reunião foi realizada na Erem Arquipélago para os últimos alinhamentos. Os noronhenses vão receber, gratuitamente, consultas médicas, odontológicas e testes laboratoriais.
O acesso é gratuito e vai contar com atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, ginecologia, urologia, traumato-ortopedia, cirurgias vascular e geral, bem como consultas com cirurgiões buco-maxilo e exames de videolaringoscopia, radiografa simples, citologia oncótica (para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero), hemograma, bioquímica, coagulograma, imunologia, urinálises e parasitologia. Também haverá testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis, dengue, glicose e aferição de pressão.
Para o evento, que está em sua quarta edição, cerca de 50 militares-médicos e técnicos vão participar, envolvendo profissionais especialistas do Hospital Naval de Recife, Hospital Naval de Natal e Capitania dos Portos de Pernambuco. Os atendimentos serão distribuídos entre a Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos e o Hospital São Lucas.
Profissionais da Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família de Noronha já vêm fazendo a triagem dos pacientes para os especialistas atenderem com os encaminhamentos corretos. Os exames de sífilis, dengue, glicose e aferição de pressão vão ser realizados por demanda espontânea.
Segundo a Superintendência de Saúde, a oportunidade em oferecer especialidades que não estão no quadro médico do arquipélago é uma excelente chance para que os noronhenses possam receber atendimentos qualificados na própria ilha, sem a necessidade de serem encaminhados ao continente.
“Contaremos com especialistas para que algumas demandas sejam solucionadas, sem que haja a necessidade do morador ir para o continente para ter o atendimento adequado”, afirmou a superintendente de Saúde da ilha, Isabel Sobral, acrescentando que todas as especialidades trazidas pela Marinha são articuladas com a Administração.
O capitão de Mar e Guerra, Carlos Frederico Tojal do Vale, capitão dos Portos de Pernambuco, diz que a Aciso faz parte do emprego da Força Naval em atividades de caráter benigno, neste caso com a atuação voltada para as áreas de assistência social e humanitária. O objetivo é proporcionar para a região acesso gratuito a atendimentos médicos e odontológicos nos moldes do que ocorre na região Amazônica, com os chamados Navios da Esperança.
“Para a Aciso, foram mobilizados meios e pessoal de organizações militares. Da Marinha que atua na região Nordeste, foram disponibilizados dois navios-patrulha, que promoverão o suporte logístico necessário à operação e, adicionalmente, fiscalizarão as águas brasileiras na área próxima ao arquipélago”, disse.
Além de disponibilizar as unidades de saúde para os atendimentos, a Administração, que tem à frente Thallyta Figuerôa, está dando todo apoio logístico para a Aciso.
Ação Cívico-Social (Aciso):
Atendimentos médico e odontológico:
Locais: Unidade Básica de Saúde e Hospital São Lucas
Data: 17 a 19 de abril
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Especialidades com atendimento no Hospital São Lucas:
Cirurgião geral, vascular, urologista, ortopedista e dentista bucomaxilo
Especialidades com atendimento na Unidade de Saúde da Família:
Otorrinolaringologista, ginecologista e dentista bucomaxilo.
Texto: Ney Anderson
Crédito das fotos: Alexandre Magnun.