Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado com diversas ações
A data, comemorada em 18 de maio, leva discussão sobre a temática nos dias 13 e 14 de maio, em sessões de cinema
Em alusão ao Maio Laranja, comemorado este mês, e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), organiza o Cinedebate Maio Laranja, com sessões de cinema que vão acontecer no auditório da Erem Arquipélago, nos dias 13, às 13h30, e 14, às 9h e às 20h.
A iniciativa é voltada tanto para adolescentes, como para adultos, e vai exibir vídeos da série “Começo de Conversa: entendendo a violência sexual contra crianças e adolescentes”, criados para dar um suporte lúdico e objetivo a educadores na discussão sobre a temática. Na ocasião também serão repassadas informações práticas, a exemplo dos caminhos para realizar denúncias, quais os equipamentos públicos que acompanham os casos de violência e qual a função de cada um deles.
A superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Noronha, Nayara Leite, destaca o porquê da escolha para trabalhar a temática. “Esse formato foi escolhido por ser uma metodologia pedagógica que utiliza a linguagem audiovisual como estratégia que sensibiliza o público para os temas abordados, levando em consideração reflexões e críticas construídas coletivamente”, acrescenta.
“Durante as sessões de cinema, técnicas sociais do Creas vão aprofundar as discussões, aproveitando os pontos indicados nos vídeos, para que, coletivamente, sejam construídos o entendimento acerca dessa temática”, enfatizou Nayara.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Fernando de Noronha, Carolina Alves, explica que a campanha do Maio Laranja é relevante para que seja colocado em evidência as questões sociais que, na maioria das vezes, são silenciadas e invisibilizadas. “Precisamos falar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para que os direitos dessa população sejam garantidos”, completou.
De acordo com a organização, o objetivo do Cinedebate é principalmente a divulgação de informações relevantes para que a juventude da ilha esteja instruída sobre quais são os direitos das crianças e dos adolescentes, o que é abuso e exploração sexual e como essas violências acontecem, os caminhos para realizar denúncias, quais os equipamentos públicos que acompanham os casos de violência e qual a função de cada um deles.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado e promulgado pela Lei nº 9.970/2000, com a finalidade de sensibilizar e engajar toda a sociedade na luta contra essas formas de violência, como também no cuidado e na proteção das crianças e adolescentes.
Texto: Patrícia Lyra