Educação de Noronha recebe voto de aplauso

Educação de Noronha recebe voto de aplauso

Como reconhecimento pelas premiações conquistadas no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Conselho Distrital de Fernando de Noronha concedeu, nesta quinta-feira (01), votos de aplauso aos alunos, gestores e funcionários da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREM). A solenidade aconteceu na própria escola, com as presenças do diretor Administrativo, Césio Santos, da superintendente de Educação, Rúbia Uchôa, da gestora da escola, Taynee Hadade,  e dos conselheiros, Otávio Minervino e Ailton Júnior.

Com o desempenho positivo, a equipe de educação da Ilha atingiu o percentual de 300 por cento no Bônus de Desempenho Educacional (BDE), criado pelo Governo do Estado para beneficiar os servidores das escolas que melhorarem seus indicadores educacionais. Vale salientar que Pernambuco foi o único Estado a atingir a meta estabelecida pelo MEC em todos os anos.

“É com muito orgulho que compartilho os votos de aplauso recebidos do Conselho Distrital de Noronha, através da educação, pelo trabalho desenvolvido na ilha e em especial pelos altos índices alcançados pela nossa escola Arquipélago. Parabenizo a nossa incansável gestora Taynee Hadade e toda sua equipe, assim como, todos da Superintendência de Educação de Noronha”.

A EREM conquistou o 3º lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais do Ensino Fundamental, com média de 6,2. E também o 3º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), nos anos finais do Ensino Fundamental, com média de 6,14.

“Parabéns à coragem, à devoção e o respeito pela educação pública de todos que vivem e
fazem diariamente a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago
Fernando de Noronha. Mais uma vez, recebemos de vocês essa grande lição”, disse o Deputado Waldemar Borges.

Em 2019 a escola já tinha conquistado o primeiro lugar no Prêmio Idepe, em duas categorias da Gerência Regional de Educação Recife Norte, da qual Noronha faz parte. Os Anos Iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano), se destacaram com o primeiro lugar ao atingir a nota 6,37, ultrapassando a meta estabelecida de 4,34. Na ocasião, foi também premiada como a escola com maior crescimento, na mesma modalidade, aumentando o desempenho em 1,8% em relação a 2018.

“Ficar em terceiro lugar no Estado, tanto no Ideb quanto no Ideb, diante todas as dificuldades que Noronha apresenta de logística, nos orgulha. Alcançar os 300 por cento acima da média, através dos alunos, da escola, dos professores, da Superintendência de Educação e da administração que também dá muito suporte, é muito gratificante”, disse o conselheiro, Ailton Júnior.

Para o Presidente do Conselho, Otávio Minervino, Noronha deu um grande salto na educação:
“Noronha vinha de um patamar negativo na educação, e ao atingir essas pontuações, provou a evolução de todo o esforço que foi feito. Ficamos muito honrados com esse reconhecimento aos gestores, tanto da Superintendência quanto da Escola Arquipélago. Todos os órgãos envolvidos na educação da ilha estão de parabéns”, falou o conselheiro, Minervino.

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem