Cras Itinerante leva serviços socioassistenciais e orientações sobre direitos sociais à comunidade de Fernando de Noronha

Cras Itinerante leva serviços socioassistenciais e orientações sobre direitos sociais à comunidade de Fernando de Noronha

A ação é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social e executada juntamente com o Programa Atitude, do Governo do Estado

Os moradores da comunidade dos Três Paus, em Fernando de Noronha, receberam, nesta terça (5), a 4ª edição do Cras Itinerante, ação da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, executada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a Coordenadoria da Mulher do arquipélago.

O evento ofereceu atendimento descentralizado de serviços socioassistenciais às pessoas que moram distantes do Cras, como orientações sobre acesso a programas sociais do Cadastro Único, a exemplo do Bolsa Família, orientações sobre direitos sociais e benefícios eventuais. Ao todo foram disponibilizadas três concessões de cestas básicas, cinco cadastros para particular da feira de Mulheres Empreendedoras, cinco atendimentos pelo Programa Atitude, seis abordagens, dez visitas domiciliares, 12 inscrições para oficina de crochê e 20 atendimentos. 

O coordenador do Cras Noronha, Jefferson Silva, destaca que nesta edição foi reforçado o atendimento já oferecido à comunidade. “Além de reforçar o atendimento junto às famílias, fizemos uma busca ativa para a inclusão de novos participantes. Trouxemos também inscrições para oficinas que vão acontecer através da Coordenadoria da Mulher”, disse, ratificando que “o Cras Itinerante busca sempre reunir outros serviços, não só os da assistência, mas também os de parceiros.”

Hellen Ramos, supervisora técnica do Programa Atitude nos Territórios, do Governo do Estado de Pernambuco, informou que o programa foi levado para Noronha por uma necessidade de discutir as políticas sobre drogas, além de executar medidas preventivas e ações de redução de danos, aproximando os  moradores dos serviços da assistência com atendimento individual e às famílias através de visitas domiciliares, buscando oferecer os melhores encaminhamentos para a população de forma conjunta.

A moradora dos Três Paus, Das Neves, foi uma das pessoas atendidas e ficou feliz em ser acolhida perto de casa, além da oportunidade de se inscrever para fazer um curso de crochê. “Achei a ação muito interessante. A gente chega em uma idade avançada e tem que ter um lazer, mas não é todo mundo que gosta de festa, então o curso que vocês trouxeram para a gente fazer é muito gratificante para as mulheres ficarem mais ativas e aprenderem. Achei muito legal, venham mais vezes”, completou.

De acordo com o planejamento da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a próxima edição do Cras Itinerante deve acontecer na Floresta Nova, na segunda quinzena de dezembro de 2024.

Texto: Patrícia Lyra

 

Compartilhe esta postagem