Coleta seletiva e as consequências para os oceanos
Fazer a coleta seletiva funcionar depende da atitude de cada um. Dar destino correto aos resíduos pode contribuir para que tenhamos um ambiente limpo, seja em terra ou no oceano.
Para se ter uma ideia, uma simples tampinha plástica, um filtro de cigarro ou uma embalagem plástica que seja jogada ao chão, irão na primeira chuva seguindo a rota das águas, ou seja, a rede coletora de águas pluviais, canais, córregos, seguindo para o riacho, para o rio de maior porte e no final ao mar, são de origem terrestre, mas não necessariamente do litoral.
A estimativa é de que cerca de 80% do lixo encontrado no mar tenha origem em atividades domésticas, industriais de turismo e com a gestão inadequada de resíduos sólidos tem como destino final o oceano.
Em média 50% do resíduo doméstico é orgânico, como cascas de frutas, verduras, cascas de ovos borra de café entre outros podem ser transformados em composto e usados em hortas e jardins.
Os recicláveis como plásticos, vidros, metais e papeis/papelão devem ser limpos e separados para que possam ser reciclados e transformados em novos produtos.
Os resíduos que sobrarem são rejeitos que devem ser destinados a aterros sanitários para tratamento ambientalmente adequado.
E tem também os resíduos perigosos que não podem ser misturados com os demais, como óleo de cozinha, óleo lubrificante, pilhas, baterias, medicamentos vencidos, estes devem ser separados, acondicionados e entregues nos locais indicados pela ATDEFN.
Uma coleta seletiva eficiente ajuda a sustentabilidade do meio ambiente.
A ilha de Fernando de Noronha possuí um calendário de coleta seletiva e locais para o descarte ambientalmente adequado, faça a sua parte, separe por composição do resíduo para permitir sua reutilização ou reciclagem e fique atento aos dias de coleta.
E lembrem-se do código de cores dos coletores espalhados pela ilha de Fernando de Noronha e destinados a coleta seletiva para uma coleta seletiva mais eficiente:
• AZUL – PAPEL/PAPELÃO
• VERMELHO – PLÁSTICO
• VERDE – VIDRO
• AMARELO – METAL
• MARRON – ORGÂNICOS
• CINZA – REJEITOS
REFERÊNCIAS:
O Ministério do Meio Ambiente quer ouvir sugestões para combater a poluição marítima
https://www.marinha.mil.br/combate-ao-lixo-no-mar