Canto Mãe Coruja de Noronha promove o 1º Encontro Terapêutico para moradores da ilha

Canto Mãe Coruja de Noronha promove o 1º Encontro Terapêutico para moradores da ilha

Com o objetivo em promover o autocuidado e o bem viver aos moradores de Fernando de Noronha, o Canto Mãe Coruja vai realizar o primeiro Encontro Terapêutico calMARia, no próximo dia 20 de abril. A ação é voltada para gestantes, adultos e idosos da ilha. O evento está com inscrições abertas e limitadas até o dia 19. Basta se dirigir ao local do evento, no bairro da Floresta Velha, dentro do prédio da Unidade de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Com o tema “O Porto dos Desejos”, a proposta do calMARia é realizar encontros terapêuticos que busquem o autoconhecimento para os moradores da ilha, através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, conhecidas como PICS, que são ofertadas gratuitamente pelo SUS. Para este primeiro encontro, vão ser feitas as seguintes atividades: biblioterapia, escrita terapêutica, auriculoterapia, danças circulares, arterapia, respiração guiada, aromaterapia, shantala, musicoterapia, geoterapia, automassagem, uso de plantas medicinais e fitoterápicos, entre outros.

Ana Carolina Campos, gestora do Mãe Coruja no arquipélago, explica sobre a ideia do encontro. “A gente tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos vínculos afetivos, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, o bem-estar físico das pessoas, colaborando também para a saúde mental e o desenvolvimento humano da comunidade noronhense. Com isso, consequentemente, melhoraremos a qualidade de vida da população”, destaca.

Ainda de acordo com a gestora, inicialmente, os encontros acontecerão uma vez por mês, mas com a proposta de realizar o calMARia itinerante, em outros locais da ilha. Em cada encontro, no entanto, uma temática diferente será abordada. A partir disso, novas experiências vão ser oferecidas aos participantes.

A idealização do Encontro Terapêutico calMARia é do Mãe Coruja, em parceria com a Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando, com apoio das superintendências de Saúde e de Educação.

Texto: Ney Anderson

Compartilhe esta postagem