Campeonato de Hang Loose em Noronha promove inclusão social

Campeonato de Hang Loose em Noronha promove inclusão social

O Hang Loose é um campeonato que chama atenção pela sua dimensão no mundo do surf, não só pela competição em si, mas pelas causas sociais e ambientais que a organização do evento se preocupa. A inclusão social é uma delas e, em Fernando de Noronha, ela aconteceu de forma especial com um morador de 25 anos, portador de Síndrome de Down, que foi chamado pela terceira vez para trabalhar no campeonato. Thor Moreira é o funcionário beach marshall (quem passa as últimas informações aos participantes antes de entrar no mar).

 

A administradora geral de Noronha, Thallyta Figuerôa, demonstrou toda a sua admiração pelo profissional e mencionou a importância do esporte como parceiro na inclusão social de jovens.

 

“O esporte é um grande aliado na inclusão e transformação social. Receber eventos como o Hang Loose, que se preocupa em incluir jovens nas mais diversas atividades de organização do campeonato, nos mostra a importância de trazer para Fernando de Noronha eventos que ajudem nossos jovens no crescimento pessoal e na percepção da participação de cada um na sociedade. Thor é um exemplo lindo dessa participação”, afirmou  a administradora.

 

Thor trabalha no evento há três anos e é remunerado pela função que desenvolve todos os dias na competição. Ele é bastante admirado e respeitado entre surfistas e organizadores do Hang Loose. “Eu gosto de estar aqui no Hang Loose. Eu entrego as camisas para o pessoal e amo fazer isso”, disse Thor.

 

O pai do beach mashall, Geraldo Barreira, que já é surfista da ilha, reforça o incentivo que dá ao filho no trabalho e se orgulha da participação dele como funcionário.

 

“Amo surf desde criança e trago Thor porque ele adora essa competição, além de ser querido por todo mundo aqui. Meu filho é um funcionário exemplar, exerce uma função altamente especial para o campeonato. Ele passa todas as informações precisas aos surfistas”, disse Geraldo.

 

Para o diretor do Hang Losse, Alfio Lagnado, ter um funcionário como Thor é gratificante e emocionante. “Quando soube da história de Thor, eu o conheci e chamei-o para trabalhar com a gente. Ele está num cargo que consegue exercer tranquilamente. No primeiro ano que a gente o chamou para trabalhar, ele foi o melhor trabalhador do campeonato, chegando sempre no seu horário todos os dias, além de ficar até o fim. Funcionário exemplar que virou referência e amuleto no Hang Loose. Todos os sufistas adoram receber a Lycra da mão dele, de ganhar o abraço dele. É emocionante ter o Thor com a gente”, falou o Alfio.

 

Classificatória – No penúltimo dia do Hang Loose, participaram 24 surfistas em oito baterias, na terceira e quarta fases da disputa. O pernambucano Paulo Moura mais uma vez se destacou e garantiu sua vaga nas quartas-de-final. Neste domingo (5), o circuito segue com as quartas, semi e grande final.

 

Texto: Bruna Woolley

Compartilhe esta postagem