Novembro Azul oferece exames para a prevenção de câncer de próstata

Novembro Azul oferece exames para a prevenção de câncer de próstata

Crédito: Antônio Melcop

A Superintendência em Saúde da Administração de Fernando de Noronha inicia nesta quarta-feira (16) a “Semana do Homem”, com o objetivo de alertar os homens da ilha sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata, com a realização de exames específicos periodicamente.

Até o dia 25 de novembro,  os noronhenses a partir de 40 anos de idade podem agendar os exames de PSA (sangue) e ultrassom da próstata, no Posto de Saúde da Família (PSF). Os exames serão realizados no período de 21 a 25 de novembro no Hospital São Lucas. Quando estiverem com o resultado dos exames em mãos devem levar para o Clínico Geral que fará a avaliação.

A enfermeira chefe, Janaína  Rocha, destacou a importância de conscientizar a população masculina a respeito da necessidade de cuidados especiais com a saúde integral do homem. “Estamos oferecendo esses dois exames aos homens a partir dos 40 anos, que é a faixa etária preconizada, apesar da idade recomendada pelo Ministério de Saúde ser a partir dos 50 anos. Os homens que já fizeram ultrassom esse ano, não precisam repetir”.

“Para fazer o exame de PSA é necessário suspender três (3) dias antes: bebida alcoólica, andar de moto, de cavalo, de bicicleta e ter relações sexuais e, para realizar a USG, será preciso tomar seis (6) copos de água uma hora antes do exame, informou a gestora do PSF, Mirelly Santos.

Segue a agenda para a realização dos exames.

21, 22 e 25/11 – exame de PSA
23 e 24/11 – USG de próstata

Compartilhe esta postagem


pt Português
X