Ano letivo começa com ação de educação ambiental do programa Plantar Juntos, em Noronha

Ano letivo começa com ação de educação ambiental do programa Plantar Juntos, em Noronha

Iniciativa envolve secretarias estaduais e prevê o plantio de aproximadamente 4 milhões de mudas em Pernambuco

Nesta segunda-feira (5), começou o ano letivo em toda a rede pública do estado e a volta às aulas foi motivo de comemoração em Noronha. A data foi marcada por uma ação de plantio de mudas, que aconteceu em Pernambuco todo, e é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e da Educação e Esportes.

Em Noronha a atividade envolveu alunos do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha e contou com a presença da administradora geral, Thallyta Figuerôa; do gerente de Meio Ambiente, Ramon Abelenda, e do superintendente de Educação, Amaro Miguel.

“Hoje, simbolicamente, a gente planta as mudas aqui, sempre pensando no futuro, na sustentabilidade que, de fato, são essas crianças, e estamos aqui para plantarmos juntos com os superintendentes de Meio Ambiente e Educação, todos colaborando para uma Noronha sustentável, pensando no futuro de quem fica, que são essas crianças”, disse Thallyta.

Essa ação ambiental de plantio simbólico faz parte do programa estadual Plantar Juntos, que tem como meta plantar 4 milhões de árvores, em todo o estado, ao longo dos quatro anos de gestão da governadora Raquel Lyra, além da realização de palestras, oficinas e atividades pedagógicas multidisciplinares que trabalhem a importância da preservação da biodiversidade e os elementos naturais. O tema deste ano é “Educação no Plantar Juntos: cultivando a identidade cultural e ambiental brasileira”.

“Noronha não podia ficar de fora. Participamos desta iniciativa de forma ativa, inclusive com monitoramento, onde, sempre que tivermos uma ação de plantio de árvores, vamos registrar e demarcar essa muda, que será monitorada por um aplicativo. Ele vai acompanhar o quantitativo de árvores que foram plantadas, para que possamos alcançar essa meta, que é forte, arrojada, mas que é totalmente factível de ser feita”, falou o gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda.

Eventos dessa natureza geram impacto na educação das crianças e despertam o interesse, como, por exemplo, aconteceu com o aluno da Ciei Bem-Me-Quer, Bernardo José Gaspalone, de cinco anos de idade, que explicou o que estava acontecendo. “Esta é uma folha que tem sementes dentro, quando abre, está cheio de sementinhas, então, as sementes que você planta vão se reproduzindo”, falou, entusiasmado.

 

 

Texto: Patrícia Lyra

Fotos: Edmilson Tanaka

Compartilhe esta postagem