Aniversário de Noronha começa com entregas de espaços públicos reformados
A programação dos 520 anos da ilha começou, na manhã desta quinta (10), com entregas importantes de equipamentos públicos reformados. Inauguração da Sala dos Conselhos, Casa do Conselho Tutelar e Farmácia do Hospital São Lucas estão entre os espaços inaugurados. Eram pleitos antigos dos conselheiros tutelares, da Assistência Social, da Saúde, dos Idosos e de representantes da comunidade.
Na ocasião, estiveram presentes a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa; a superintendente de Saúde, Isabel Sobral; a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nayara Leite; de Educação, Amaro Miguel, e o do Jurídico, Rhemo Guedes; além de conselheiros.
“Hoje a gente comemora 520 anos de Fernando de Noronha. Além do corte tradicional do bolo e das atrações musicais à noite, a gente tem que pensar naquilo que fica. Todas essas pequenas entregas hoje representam um pouco daquilo que a gente vai fazer daqui pra frente para Fernando de Noronha. A partir do momento que a gente reforma o Conselho Tutelar, entrega a Sala de conselhos, para que a gente possa ter essa aproximação da comunidade, com as necessidades de cada um. No Hospital São Lucas, entregamos a farmácia estruturada. É o início do que a gente pretende fazer para o hospital, a reestruturação dele. Hoje a gente entrega a farmácia, começa a fazer a sinalização e melhorar a organização”, explicou Thallyta Figuerôa.
Nayara Leite, superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Noronha, ressalta a importância da entrega do Conselho Tutelar. “O Conselho é um importante órgão público que trabalha a proteção de crianças e adolescentes da ilha. É um pleito antigo deles. Assim que a gente assumiu essa gestão, foi trazida a importância de melhorar a infraestrutura do Conselho Tutelar. E hoje a gente entrega esse espaço com o coração transbordando de alegria, sabendo que, melhorando a infraestrutura, a gente está dando forma mais eficaz de ser trabalhada a política pública para a criança e adolescente aqui na ilha. E pensar criança e adolescente é pensar o futuro. Então é só alegria e agradecer à Administração pelo empenho”, frisou Nayara.
A Sala dos Conselhos também era uma reivindicação antiga da comunidade e dos conselheiros. “Além do espaço físico para reuniões, o local também vai contar com uma secretária. Então, a qualquer momento do horário comercial, a população vai encontrar um espaço físico com uma pessoa para ouvir a sua demanda. Extremamente importante para a gente saber as prioridades, as necessidades que a população está sentindo”, explicou Antônio Gomes, presidente do Conselho de Saúde de Noronha.
Já o Hospital São Lucas ganhou sinalização nova e uma farmácia estruturada. A superintendente de Saúde, Isabel Sobral, comemora as mudanças. “A gente conseguiu melhorar as placas, a sinalização de forma que fique mais didática para os pacientes, para que a gente consiga orientar a equipe, dar uma cara nova na estrutura física do hospital. Em relação à farmácia, é um ganho excepcional, vem a contribuir no fluxo de atendimento dos pacientes e na melhoria desse fluxo e da segurança do paciente. Hoje a gente tem um espaço fechado, onde as medicações estão seguras e o acesso é controlado, e uma única pessoa vai ficar dispensando a medicação. E, com isso, a gente só vai melhorar o nosso fluxo e o nosso processo, junto com toda a equipe”, destaca Isabel.
No final da tarde também teve a inauguração da iluminação do Memorial Noronhense e da Capela de São Pedro.
A programação de aniversário seguiu pela noite, com homenagem, corte do bolo e apresentações artísticas. A festa aconteceu na Praça São Miguel.
Texto: Karlilian Magalhães
Fotos: Karol Vieira