Administração de Noronha realiza mutirão de atendimentos oftalmológicos para alunos e moradores da ilha

Administração de Noronha realiza mutirão de atendimentos oftalmológicos para alunos e moradores da ilha

Durante o projeto Visão para Todos, serão oferecidos, além de consultas, exames preventivos para doenças como glaucoma

A Administração de Fernando de Noronha realiza, através da Superintendência de Saúde, o projeto Visão para Todos, com atendimento oftalmológico. Pela primeira vez na ilha, a iniciativa vai oferecer consultas e exames nos dias 27 e 28 de novembro, para os alunos da Erem Arquipélago, e, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no Hospital São Lucas (HSL), para a população em geral.

Todos os atendimentos serão realizados por uma equipe de profissionais formada por médicos e técnicos. As consultas vão ser realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, e o agendamento pode ser feito na recepção do Hospital São Lucas ou pelo telefone 3619-0923.

A ida de médicos oftalmologistas para a ilha atende uma das maiores demandas de Noronha, segundo a gerente de média complexidade do HSL, Talita Lima. “Essa ação tem grande impacto para comunidade, pois a necessidade de atendimento oftalmológico é uma das maiores demandas que nós temos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é quando o paciente necessita ser encaminhado para consultas no continente. O Visão para Todos vai conseguir diminuir essa demanda, trazendo maior comodidade aos usuários”, destacou.

De acordo com o coordenador do projeto, o médico Marcelo Russo, a ação tem como um dos objetivos levar atendimento para a população que não tem tanto acesso aos serviços oftalmológicos, com a condição de poder fazer exames de prevenção. “Nós ofertamos exames, como o teste do olhinho, diagnósticos de glaucoma, para as pessoas diabéticas. A gente verifica se a diabetes está afetando o olho do paciente e fazemos a refração completa também. Então é um exame bem completo. É um serviço que, realmente, leva a condição de toda a população fazer a sua prevenção, informou o oftalmologista.

Prevenção

O médico ainda alerta sobre o glaucoma e a importância da prevenção. “É a principal doença que causa cegueira irreversível no mundo. É uma doença silenciosa, que só consegue ser diagnosticada através de exames de prevenção. Por isso a importância do paciente visitar o oftalmologista uma vez por ano para fazer esse acompanhamento”, concluiu doutor Marcelo.

Compartilhe esta postagem