Ação  social, em parceria com o Hang Loose, tem como objetivo resgatar a arte da xilogravura

Ação  social, em parceria com o Hang Loose, tem como objetivo resgatar a arte da xilogravura

Em evento promovido em parceria com os organizadores do Hang Loose, a administradora geral de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, participou, ontem (2), de uma Oficina de Xilogravura com o artista Bacaro Borges, filho de J. Borges. O público-alvo foram as turmas do Ensino Médio da Erem Arquipélago e o objetivo foi resgatar uma das culturas mais antigas do Estado, que sempre agrada os participantes. 

  A oficina reforçou o sentimento de Thallyta sobre a importância de trazer para a ilha eventos que fortaleçam a nossa cultura. “Esse momento consagra mais um dia de muita alegria, para mostrar que quem vem a Fernando de Noronha, tanto para passear como para realizar um evento, é preciso deixar um legado e que esse legado seja sustentável. Então, nada mais justo e mais correto do que a gente fazer isso dentro da escola, porque, daqui a pouco, quem vai estar lá fora fazendo Noronha acontecer para o mundo são esses alunos, que hoje estão podendo conhecer mais sobre a nossa cultura, a nossa arte pernambucana.”

Bacaro Borges, que segue o talento do pai, já cedeu sua arte ao Hang Loose Pro Contest e, agora, foram os alunos da ilha que puderam conhecer mais dessa cultura. “Estamos aqui na escola trazendo a Oficina de Xilogravura para que os alunos aprendam a fazer a sua própria xilo, levando a arte para casa e conhecendo um pouco mais sobre esse trabalho, que é bem popular no nordeste”, afirmou.

O responsável por essa escolha especial de trazer novamente uma arte da família Borges para o surf foi o diretor da marca, Alfio Lagnado. “Eu conheço e admiro o trabalho de J. Borges há anos. Ele que fez a arte do Contest em 2007. E, este ano, veio a ideia de trazer o filho dele. Essa história de transição de pai para filho está acontecendo comigo e com os meus filhos, com o Fábio Gouveia e o Ian, com o Alan Jhones. Então, tem tudo a ver a gente trazer o filho do J. Borges, que é um excelente artista, para participar e fazer a programação visual deste ano também”, justificou.

Hoje as baterias começaram ainda na parte da manhã. A programação social continua, às 17h, na Erem Arquipélago, com palestra de atletas e organizadores do Hang Loose. Na ocasião terá sorteio de uma prancha para os alunos participantes.

Texto: Patrícia Lyra

Fotos: Karlilian Magalhães

Compartilhe esta postagem