Ação do INSS em Fernando de Noronha realizou mais de 200 atendimentos à população
Na última semana, o INSS realizou uma série de ações para que a população noronhense pudesse resolver diversos assuntos junto ao órgão. Durante quatro dias, as pessoas tiraram dúvidas, deram entrada e acompanharam processos. Também foram realizadas palestras e mais de 200 atendimentos, entre orientações gerais, incluindo perícias médicas e avaliações sociais.
As palestras, promovidas pelos servidores do instituto, serviram para explicar quais os tipos de inscrição, o que é necessário para se tornar segurado ou para dar entrada em outros tipos de seguro.
De acordo com a coordenadora da Casa da Cidadania, Sandra Lima, o projeto INSS na Ilha foi muito importante para a comunidade noronhense. “Alcançou o objetivo proposto, como sanar dúvidas sobre o tempo de serviço, aposentadoria, como se tornar segurado do INSS, além de várias perícias médicas e avaliações sociais. Com isso, os moradores não precisaram se deslocar até o continente para fazer esses atendimentos. O projeto só foi possível ser realizado por conta do apoio da Administração da ilha, em nome da Superintendência Jurídica, da gestão do INSS e da equipe da Casa de Justiça e Cidadania do distrito”, disse.
Esse projeto fez parte de um conjunto de ações que a Superintendência Regional do INSS vem desenvolvendo no Nordeste para a aproximar o órgão dos locais onde não está presente de forma habitual. A intenção é levar a inclusão previdenciária à população, seja através de serviços diretos, com concessão de benefícios presencialmente, ou com palestras e orientações.
Segundo a Superintendência Regional do INSS, a ação na ilha foi importante para mostrar aos moradores como eles podem ter acesso aos serviços, mesmo à distância, sobretudo através dos canais oficiais, como a central telefônica 135 para agendamento, informações, orientações e acompanhamento de requerimentos. Também há a utilização do portal www.meu.inss.gov.br e o aplicativo Meu INSS, disponível nas plataformas IOS e Android. Por esses canais digitais, o morador pode obter vários tipos de atendimento.
Para o superintendente Regional do INSS, Rogério Souza, o órgão também costuma firmar parcerias e cooperações técnicas para a melhoria dos serviços. “É dentro desse contexto que ocorreu a ação em Noronha. É uma evolução do acordo de cooperação técnica que temos com a Administração. Essa parceria proporciona a nossa presença no arquipélago. Então, temos a possibilidade de levar equipes para a ilha e todos os serviços necessários para a população local”, disse.
O Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a Administração permite o atendimento presencial através do INSS Digital, instalado na ilha. Funciona na Casa de Justiça e Cidadania do arquipélago, na Vila dos Remédios, com atendimentos diários das 8h às 12h.
Texto: Ney Anderson