Administração de Fernando de Noronha participa do anúncio oficial da Refeno 2025 em coletiva de imprensa no Recife

Administração de Fernando de Noronha participa do anúncio oficial da Refeno 2025 em coletiva de imprensa no Recife

A 36ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha chega a 100 barcos inscritos, tem ação veterinária na ilha como novidade e aumento da participação feminina na travessia

Nesta quarta-feira (17), o Cabanga Iate Clube de Pernambuco apresentou, oficialmente, a 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno). A coletiva de imprensa, no Restaurante Chicama, trouxe como novidades a realização de uma ação veterinária na ilha, a estreia do veleiro Pura Vida, com tripulação formada exclusivamente por mulheres, e o aumento da presença feminina na regata, que alcança 28% dos competidores.

O evento náutico, considerado o maior da América Latina, terá nesta edição a participação de 100 barcos já confirmados, representando 16 estados e quatro países estrangeiros, além de 12 embarcações pré-inscritas. Entre os barcos brasileiros, o maior grupo é do Rio de Janeiro, com 20 veleiros, um a mais do que o de São Paulo, com 19 – sendo um com tripulação 100% feminina, o Pura Vida, da comandante Carla Silva Lopes.

“A Refeno é uma grande festa náutica, mas, sobretudo, um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo do Recife e do arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos 100 barcos inscritos, inclusive, um 100% com mulheres”, destacou o comodoro Altair Júnior.

Além de movimentar o turismo e a economia de Fernando de Noronha, a Refeno realiza, durante a semana do evento, diversas ações gratuitas para a comunidade local. Entre elas, estão iniciativas voltadas aos alunos do Ciei Bem-Me-Quer e da Erem Arquipélago, atendimentos jurídicos na Casa de Justiça e Cidadania e atividades de saúde com especialistas no Hospital São Lucas.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância do evento. “A regata movimenta turisticamente e economicamente a ilha, além de promover uma série de ações sociais no Ciei Bem-Me-Quer, na Erem Arquipélago e no Hospital São Lucas. E traz ainda como novidade nesta edição as ações veterinárias que serão realizadas no Núcleo de Vigilância Animal”, disse.

Participaram da coletiva, além do administrador da ilha, o comodoro do Cabanga, Altair Júnior; o diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Walter Neukranz; o comandante Carlos Frederico Tojal, da Capitania dos Portos de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur, representando a governadora Raquel Lyra, e Edival Júnior, presidente da Comissão de Regata da Refeno.

A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia; o secretário executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, e Guga Cabral, secretário executivo de Sustentabilidade da Semas, que foi representando o secretário Daniel Coelho, também estiveram presentes no evento.

A largada até o arquipélago será no dia 27 de setembro, direto do Marco Zero do Recife, em um percurso de 300 milhas náuticas (560 km).

 

 

 

 

 

 

Texto: Bruna Woolley

Fotos: Weidson Carlos

Compartilhe esta postagem